Quem gosta de ver o YouTube sem anúncios deve perder esse meio caso opte por não usar o Premium. Isso porque, nos últimos meses, a Google tem feito mudanças que impeçam os bloqueadores de anúncios de funcionar em seu site, veja mais a seguir.
A notícia que o YouTube sem anúncios a partir de bloqueadores acabará, ocorre porque a empresa passou a adotar uma postura mais agressiva em relação a eles. Dessa forma, a empresa impede o uso de apps com recursos extras, como, por exemplo:
O motivo dessa atitude é proteger melhor seus conteúdos e também promover a sua plataforma com planos pagos. Por isso, vale a pena saber quais devem ser as novas políticas da empresa e o que esperar delas para proteger o seu conteúdo e seus usuários.
O Youtube quer inibir como atua o bloqueador de anúncios Youtube Android ou em computadores. Assim, essa decisão se iniciou em 2023, quando ela passou a interromper a reprodução de vídeos que usam esse tipo de app, para evitar perdas de ganhos de exibição.
A plataforma proíbe o uso de aplicativos de terceiros que bloqueiam propagandas, já que essa é a principal fonte de renda da plataforma. Isso porque, seus termos de uso não permitem que terceiros desativem os anúncios que existem em cada reprodução.
O Google defende que ao se bloquear as propagandas, o criador de conteúdo não recebe a recompensas por quem vê seu conteúdo. Por isso, de acordo com a marca, essas medidas existem para proteger os criadores, a plataforma e quem assiste.
A plataforma defende que as propagandas são cruciais para poder pagar os criadores de conteúdo pelo que eles produzem e postam. Isso porque, é a partir desse tipo de investimento que ela recebe dinheiro e é o que a permite permanecer grátis para exibir vídeos.
Quem usar esse tipo de recurso para ver o YouTube sem anúncios terá problemas para ver vídeos. Então, eles devem começar a travar e o dispositivo não conseguirá reproduzir, ou seja, não dá para assistir e deve aparecer: “Este conteúdo não está disponível neste aplicativo”.
A melhor opção para quem deseja ver YouTube sem anúncios é o Youtube Premium, o qual é uma opção de serviço de assinatura oficial da própria plataforma. Dessa forma, é um plano que você deve pagar por mês ou por ano para ter acesso a esses vídeos.
É provável que quem desenvolve soluções alternativas tente, burlar essas questões. Mas, parece que a melhor solução no momento é à aplicação oficial da companhia, até porque, sua postura mais rígida indica que ela deseja bloquear novas tentativas com a ajuda de IA.
Vale dizer que ao remover anúncio Youtube de modo ilegal, o usuário vai contra os Termos de Serviço da plataforma. Por isso, é um modo de colocar a sua conta em risco e quem produz conteúdo, pode até perder os seus conteúdos.
Veja também: Não sabe como transcrever vídeo do YouTube? Conheça sites que te ajudam nessa tarefa