Youtube: quem são os criadores dessa plataforma?

12 de novembro de 2022 Escrito por Ana Paula
Youtube: quem são os criadores dessa plataforma? - Quero Mais Tecnologia

A plataforma do Youtube é conhecida por milhões de pessoas como o maior site de videoclipes do mundo. Desse modo, a ferramenta líder no mercado possui uma autoridade admirável o que a faz ser ideal para os anúncios de marketing.

O que é o Youtube?

Uma plataforma online cujo objetivo é facilitar o acesso a criação, o consumo e a publicação de conteúdos em vídeos para o público geral. Dessa forma, ele está disponível em vários tipos de dispositivos para que as pessoas possam assistir aos seus videoclipes favoritos.

página inicial do youtube
O Youtube visa facilitar o acesso a criação e ao consumo de vídeos por inúmeros usuários Imagem de Christian Wiediger no Unsplash

Como funciona?

O Youtube atua como uma grande rede no qual os usuários podem interagir uns com os outros, além de criar e compartilhar novos conteúdos. Assim, ele propicia um acervo imenso para quem busca somente assistir aos materiais postados. Logo, a sua principal função é:

  • Trazer respostas para perguntas;
  • Oferecer conhecimento sobre produtos.

A dinâmica da plataforma acontece por meio dos criadores e dos espectadores. Desse modo, os primeiros são os responsáveis por editar, publicar e divulgar os vídeos. Com isso, qualquer pessoa pode acessar o website via desktop ou smartphone para sanar as dúvidas.

A história do Youtube

O site surgiu no ano de 2005 graças a genialidade de três amigos que desejavam tornar mais ágil o processo de compartilhamento de vídeos. Assim, Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley viram a oportunidade de fornecer um serviço pouco explorado na época.

Não demorou muito para que o Youtube se tornasse uma febre no mundo todo. Dessa forma, o seu alcance e influência aumentava cada vez mais à medida que grandes marcas usavam a plataforma. Atualmente, ela conta com mais 2,50 bilhões de usuários ativos.

As regras para a publicação de vídeos no Youtube

Este website possui alguns princípios que são cruciais para manter o respeito e a integridade dos usuários. Desse modo, não são permitidos de forma alguma conteúdos que violem a privacidade e os direitos autorais e coloquem em risco a segurança das crianças.

A incitação ao assédio, ódio e ao bullying digital são outros fatores combatidos pelo Youtube. Além disso, tem-se a proibição da divulgação de materiais de natureza sexual e violenta. O que pode causar até mesmo o bloqueio permanente do canal na plataforma.

Os serviços

Um espaço apenas para músicas, lives e planos de assinatura para quem deseja assistir vídeos offline e sem a interrupção de anúncios. Dessa forma, o Youtube fornece serviços exclusivos que em sua maioria são pagos, mas oferecem vários benefícios aos usuários. 

Vale a pena usar o Youtube?

Sem dúvidas essa plataforma tem muito conteúdo de valor a oferecer. São diversos temas para atrair os mais diversos públicos. Inclusive, é possível transcrever vídeos desse site, sem quaisquer problemas.