A inserção de propaganda no WhatsApp é uma possibilidade que a Meta, estuda para o futuro. Isso porque, o grupo, que também dona de redes sociais como Instagram e Facebook, considera esse um plano viável para ampliar a sua receita econômica.
As equipes da Meta debatem a questão de exibir ou não propaganda no WhatsApp pela primeira vez. Isso porque, se mostrou uma ideia viável para aumentar a renda da empresa nos aplicativos de mensagem, já que possui muitos usuários, com um forte impacto sobre eles.
A ideia desse projeto seria exibir propagandas em listas de conversas com contatos na tela de chat. Mas, essa ainda não há uma decisão final e ele deve ser muito discutido antes que algo seja implementado nas redes, porque a simples ideia já causou alvoroço nas redes.
Will Cathcart, o CEO do WhatsApp, negou as alegações e afirmou que a história era falsa, em seu perfil do X. No entanto, antes disso, um porta-voz do WhatsApp não negou o debate da ideia, mas deixou claro que não testarem ou planejaram como a implementar.
A questão gera vários debates internos na empresa, com preocupações de como será recebida pelo público. Isso porque, a simples divulgação da ideia já causou desconforto e levantou questões, como as que estão a seguir:
Outra ideia que a Meta pode implantada nessa mesma ideia seria a chance de cobrar uma taxa de assinatura para oferecer o aplicativo sem anúncios. Por isso, a empresa tem que mediar os ganhos previstos com as perdas que pode ocasionar para saber se vale a pena.
Antes o grupo discutiu de modo interno como colocar propagandas no aplicativo. No entanto, na época teve que lidar com problemas sobre a segurança de seus dados, o que fez com que o projeto ficasse parado.
A Meta teve a ideia de inserir propaganda no Whatsapp como um jeito de expandir suas receitas. Isso porque, os investidores se mostraram preocupados com relação ao metaverso e à política de privacidade da Apple, que afetou os anúncios no Facebook.
Boa parte da receita da empresa hoje cresce, aliás, pela impulsão da publicidade. Por isso, ela estuda testar a capacidade de marcas enviarem mensagens de marketing direto para usuários que aceitarem recebê-las. Assim, isso pode levar à exibição de anúncios para todos os usuários.
Veja também: A atualização do WhatsApp permite usuário conversar consigo mesmo