Desde o sucesso recente do aplicativo Lensa, que usa o app para criar fotos com IA, a procura por uma alternativa gratuita começou. Isso fez com que o Prisma fosse redescoberto e dessa forma, o aplicativo que foi criado em 2016 ganhou um novo gás.
Recentemente as redes sociais ganharam um novo toque artístico, o Lensa viralizou no instagram e diversos influenciadores compartilharam suas selfies mostrando seus resultados. Porém, usar o aplicativo precisa da assinatura do mesmo e isso fez com que as pessoas corressem para achar uma solução, assim redescobriram o Prisma!
É um aplicativo de edição de imagens, nele você poderá escolher entre vários estilos de edição, que usam referências artísticas como inspiração para os filtros. Dessa forma, permite escolher entre estilos como o da pintura “O Grito” Edvard Munch ou se vai deixar suas fotos como tiras de uma HQ.
Esse é um aplicativo que captura a essência das fotos e as transforma em pinturas e tem mais de 700 estilos à disposição. Por exemplo, nele a edição é bem fácil e prática e dá para controlar brilho, cor, nitidez e contraste e também o fundo das imagens.
São centenas de modelos para usar, poderá editar imagem e a deixar como um quadro antigo ou até um visual mais futurista no estilo cyberpunk. Também é uma ferramenta que permite apagar o fundo das imagens, podendo fazer a troca por uma do seu celular ou da biblioteca do aplicativo.
Quando o Lensa viralizou muitas pessoas foram atrás de aplicativos de edição de imagens e o Prisma acabou aparecendo pela semelhança entre eles. Ambos os aplicativos foram criados pela mesma empresa, a Prisma Labs e por isso são tão parecidos, são ferramentas criativas para inovar nas redes sociais.
Diferente do aplicativo irmão, o Prisma permite a edição de apenas uma foto, que não precisam ser selfies e podem ser também fotos de paisagens. Já o Lensa pede, no mínimo, dez fotos de rosto, de ângulos diferentes, para a edição e usa inteligência artificial para que crie as imagens.
Para usar o aplicativo basta ter um aparelho celular, fazer o download do aplicativo na app Store ou no Google Play Store. Assim, é preciso também ter uma conta Google ou ID Apple para fazer o login e após ter feito isso é só seguir alguns passos:
O aplicativo é muito intuitivo e basta alguns poucos minutos para editar a imagem e essa é uma das vantagens que o Prisma oferece. Só para ilustrar, permite que o usuário crie artes variadas e crie também uma galeria de arte no celular e nas suas redes sociais.
Toda a edição é feita em tempo real, se não gostar é só voltar ao passo anterior e recomeçar, assim fica super fácil criar o que quiser. No entanto há um limite de modelos no modo gratuito e caso queira usar um estilo bloqueado você terá que fazer a assinatura do aplicativo.
Como vários outros aplicativos de edição, o Prisma salva as imagens que são geradas em uma pasta do aplicativo de forma automática. Assim, fica bem fácil encontrar as imagens após editá-las, basta procurar na sua galeria do seu celular e usar como desejar.
O aplicativo tem uma biblioteca extensa, com várias categorias, que são separados por estilos, também dá para selecionar os filtros preferidos em uma pasta separada. Dessa forma, é bem mais fácil escolher os filtros semelhantes, como os que imitam o desenho à lápis ou com efeito de pintura por exemplo.
Durante o uso do aplicativo Prisma poderá aparecer para testar os “Avatares Mágicos” e você será redirecionado à loja de downloads para baixar o Lensa. Jogada de marketing interessante para manter o aplicativo queridinho no no topo, mas atenção, há relatos de cobranças indevidas em cliques acidentais.
Também está disponível para grandes telas e promete criações em um clique, é bem fácil de usar e tem um breve tutorial no primeiro acesso. Dessa forma, é uma opção para quem quer usar o Prisma para ilustrar Blogs, Storys do Instagram e também miniatura para usar no YouTube.
O download do aplicativo é gratuito e tem alguns recursos, que permitem fazer várias edições de fotos bastante legais e com controles fáceis de usar. Porém, para baixar as imagens em uma resolução melhor é preciso fazer a assinatura que custa R$41,99 por mês ou R$115 anual.
Filtros pagos irão aparecer com um cadeado no lado superior direito, a assinatura também libera para usar a função HD e trocar os fundos. Dessa forma, o aplicativo deixa claro o que está disponível no modo teste e os recursos que só estão disponíveis após a assinatura.
Tem a nota 4,6 no Google App Store e já são mais de 120 milhões de usuários desde que o app foi criado. Por isso, o sucesso do aplicativo ainda está em ascensão, apesar dos mais de seis anos desde a sua criação.
Com certeza esse é um aplicativo para quem gosta de explorar, são muitos os filtros que permitem transportar para um mundo artístico. Por isso é o aplicativo perfeito para os tempos atuais, já que as criações podem ser compartilhadas com os amigos ou nas redes sociais. Caso tenha curtido esse post, veja também um artigo sobre o BeReal.