Para que serve a plataforma Figma? Veja como acessá-la

28 de abril de 2024 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Para que serve a plataforma Figma? Veja como acessá-la - Quero Mais Tecnologia

Figma é uma plataforma de design que permite “colabs”, baseada na web e que se tornou uma solução crucial para designers de interface, UX, e equipes de produto. Por isso, saiba detalhes sobre a plataforma e como é fácil acessar a mesma, além de mais detalhes dela.

O que é o Figma?

O Figma é uma plataforma de design online que oferece um conjunto de funções para criar e colaborar em projetos de design.

Por sua vez, ela permite que designers trabalhem juntos em tempo real, editem projetos ao mesmo tempo e recebam feedback de forma imediata.

  • cabeçalho;
  • parágrafos;
  • listas.

Além disso, é compatível com várias plataformas e sistemas operacionais, ao contrário do Microsoft Designer. Assim, pode-se ter acesso de qualquer lugar com uma conexão à internet.

Como funciona?

De modo geral, ele funciona pelo seu navegador, sem que você precise instalar o software em seu aparelho. Ainda assim, é possível acessar por meio de uma conta de graça ou uma versão pro, a qual é paga.

Você pode escolher as funções ainda segundo as demandas da sua equipe ou do seu dia a dia. A interface é intuitiva e fácil de usar, com ferramentas de design poderosas e recursos colaborativo. Enfim, ele permite desenhar:

  • interfaces;
  • wireframes;
  • mockups.

Da mesma forma, é possível fazer a criação de protótipos, além de testar a interação dos designs. Por fim, a solução também oferece opções para comentar direto nos projetos, o que facilita a comunicação entre os membros da equipe.

Para que serve a plataforma Figma? Veja como acessá-la
O Figma é uma solução que permite criar designs e layouts de forma colaborativa. Imagem de Freepik

Para que serve o Figma?

O Figma serve para diversos propósitos ligados ao design e à colaboração em equipes, como a criação de interfaces. Além disso, permite criar:

  • wireframes e mockups;
  • ações de mais de uma pessoa ao mesmo tempo;
  • protótipos;
  • bibliotecas compartilhadas.

Ainda assim, se integra a outras ferramentas populares, como Slack, Jira e Trello, para facilitar a gestão dos seus projetos.

Vantagens do Figma

Por ser baseada na web, a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet, o que facilita o trabalho remoto.

Do mesmo modo, oferece a opção de comentar nos projetos de forma direta, para que as equipes possam dar e receber feedback de forma rápida e clara.

Como acessar a solução?

Para acessar, abra o seu navegador e, depois, o site oficial da marca pelo endereço www.figma.com. Em seguida, se você já possui uma conta, faça login com suas credenciais.

Caso contrário, crie uma conta gratuita para começar a usar a plataforma. Assim, uma vez logado, você pode começar a criar projetos, colaborar com outros usuários e explorar todos os recursos que ela oferece.

Veja também: Adobe Firefly, a nova IA do momento