Com a atualização do WhatsApp, agora há a tecnologia do passkey para os usuários de Android terem acesso a sua conta na plataforma. Leia este artigo e confira os detalhes sobre o assunto, uma vez que, pode ser do seu interesse essa nova forma de logar no app.
A atualização do WhatsApp trouxe o fim das senhas para acessar o aplicativo. Mas, não se preocupe, isso não significa que as suas mensagens ficarão sem proteção e disponíveis para todo mundo ver.
Muito pelo contrário, a plataforma agora vai usar um sistema ainda mais seguro, o recurso passkey, uma chave de acesso que utiliza:
A ideia é trocar as senhas tradicionais que você usa e que pode esquecer, ou até mesmo alguém roubar e acessar as suas mensagens. Dessa forma, a atualização do WhatsApp garante que os usuários protejam os seus dados.
Vale frisar que este recurso está disponível apenas para celulares com o sistema Android. No entanto, quem tem um iPhone terá a novidade em breve, ao passo que a plataforma aplica o recurso de modo gradual.
A atualização do WhatsApp substitui a forma padrão do uso de senhas ao entrar no aplicativo. Em suma, este é um dos novos recursos do WhatsApp que veio para dar mais proteção ao acesso da plataforma.
Você define como quer autenticar o login na plataforma, seja por biometria, leitor facial ou com o uso do PIN numérico. Além disso, você pode usar outro dispositivo para vincular o cadastro de uma chave e utilizá-la para entrar no aplicativo.
Isso, no entanto, tem um risco, visto que as chances de perder o aparelho são grandes. Assim, irá perder os dados originais, por isso, uma das dicas de segurança no celular é ficar sempre atento para largá-lo por aí.
Caso isso ocorra, não é o fim de tudo, afinal, o passkey dispõe de outras camadas de proteção, como a autenticação em duas etapas. Em síntese, é uma forma mais segura de entrar no seu WhatsApp, visto que elimina a verificação por SMS, que não é tão confiável.
O WhatsApp irá aplicar o passkey de forma gradual para os usuários de Android. Além disso, quem usa o sistema iOS ainda não há previsão de quando o recurso virá, mas a Meta promete que muito em breve.
Para finalizar, vale citar que o uso deste recurso é crucial para que você tenha acesso à plataforma de um modo mais simples e prático. Afinal, não é preciso decorar senhas, as quais são mais fáceis de perder.
Veja também: Aprenda a usar WhatsApp sem celular