A inteligência artificial que cria imagens é uma ferramenta que pode ser muito útil tanto para profissionais quanto para amadores. Dessa forma, seja para designers, profissionais de marketing ou entusiastas, elas oferecem novas possibilidades na criação visual.
A inteligência artificial que cria imagens é uma IA generativa que combina automação com criatividade para criar conteúdo visual, a partir de um comando de texto. Ou seja, de modo geral, o usuário da plataforma diz o que quer em forma de texto e com isso ela cria:
Quanto mais detalhes a pessoa consegue dar, melhor tende a ser o resultado que ela consegue obter. Por exemplo, se você disser que quer a imagem de uma casa, ela certamente irá criar uma casa.
Contudo, se você disser que quer uma casa, amarela, vista de cima com janelas de madeira na frente e um jardim, é mais fácil que ela crie mais próximo daquilo que você deseja alcança.
Assim como toda IA generativa, esse tipo de inteligência artificial cria imagem com base em prompts, que nada mais são que o conjunto de palavras, ou referências que você usa para que ela saiba o que deve fazer.
Por isso, ao lidar com esse tipo de IA, e em especial, ao criar imagens, é crucial ser bastante detalhista. Então, informe o que quer e o que não com a maior riqueza de detalhes possível, assim, ela pode gerar o conteúdo que você espera que ela gere.
Sim, a inteligência artificial que cria imagens costuma reconhecer uma ampla gama de estilos visuais. Porém, vale destacar que elas trabalham com aprendizado de máquina, assim, atualmente, as possibilidades de criação e de reconhecimento são finitas.
Isto é, são finitas, mas são extremamente rápidas e com ótima qualidade. Por isso, há sempre debates e uma certa oposição em relação ao seu uso por parte de alguns profissionais e artistas. Mas, sobre os estilos, ele reconhece, entre outras coisas:
Também são ótimos para perceber e criar ilustrações gráficas para publicidade, marketing de produtos, criação de marca, capas de livros, materiais promocionais. Com relação à manipulação de fotos, podem ainda aplicar filtros e efeitos especiais.
Uma inteligência artificial que cria imagens é o Dall-E, da Open IA, o mesmo chatGPT. Inclusive, essa é a mesma linguagem, ou recurso, por trás de muitas plataformas mais conhecidas que passaram a usar os geradores para criar imagens como:
Há outras inteligências artificiais que usam outras linguagens para criar imagens também fantásticas, como a do Adobe e do Midjourney, por exemplo.
O Microsoft Copilot é uma inteligência artificial que cria imagens grátis. O Mijourney por sua vez, é pago, aliás. No entanto, a maioria delas segue uma tendência de mercado que é oferecer parte dos recursos e uma quantidade gratuita para teste e outras não.
Neste contexto da criação de imagens o mais comum é que as empresas trabalhem com créditos que a pessoa vai usando conforme a demanda. Ou que ofereçam maiores vantagens para assinantes.
Veja também: Conheça a inteligência artificial Bitrix24 CoPilot