Os aplicativos de mensagem já conquistaram boa parte da população mundial. Diante disso, o WhatsApp viu uma oportunidade de tornar uma plataforma mais poderosa. Assim, ele está em fase de testes para integrar outros recursos a sua ferramenta.
Ao que tudo indica, sim, o WhatsApp integrará outros aplicativos de mensagem. Assim, essa ideia iniciou com a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Afinal, essa última estabeleceu normas que devem ser seguidas por empresas como a Meta.
Essa diretriz diz que as grandes companhias do universo digital deve funcionar interativamente. Portanto, suas ferramentas devem conversar entre si. Diante disso, a versão Beta 2.23.19.8 de atualização do WhatsApp registrou essa novidade.
Tudo continua em processo de testes. Dessa forma, o aplicativo conta com uma tela de nome “Chat de terceiro”. A ideia é ter usuários usando mais de uma ferramenta de mensagem, como o aplicativo Telegram, e conversando entre si.
Isso tudo mesmo que esteja usando plataformas distintas. No entanto, a empresa trabalha para que nenhuma ação dessa impacte de forma negativa a criptografia de ponta.
Acredita-se que nos próximos 6 meses isso seja implantado na União Europeia. Mas, a Lei dos Mercados Digitais diz que isso deve ser aplicado até março de 2024.
Essa norma torna os serviços digitais mais abertos. Dessa forma, tem-se um cenário mais justo tanto para empresas renomadas quanto para quem é novo no mercado.
Inclusive, é diante disso que companhias como Meta e Microsoft querem ir além. Assim, elas planejam ter uma loja própria de aplicativos móveis no futuro.
Mesmo que já esteja em fase de testes, ainda não se tem uma data definida de quanto isso chega no Brasil. No entanto, muitos acreditam que esse processo não deva demorar.
Enquanto isso não acontece, a Comissão Europeia segue seu trabalho. Então, ela está analisando outros serviços de apps de mensagem, com o iMessage da Apple. Ainda mais, o Bing da Microsoft também se encontra em estudo.
Toda essa investigação é para garantir que essas plataformas funcionem conforme a nova regra. Portanto, a Comissão divulgará mais informações em breve.
Integrar o WhatsApp com outros aplicativos de mensagem facilitará muito a vida dos usuários. Então, muitos já estão ansiosos para que essa novidade seja implantada em breve. Por fim, esse é mais um passo no processo de transformação digital.
Veja mais: Conheça os melhores assistentes virtuais para melhorar sua vida