O processo de aquisição Activision Blizzard Microsoft se arrastou por quase dois anos e, ao que parece, teve um final feliz. Então, leia neste artigo os detalhes e veja o que isso significa para quem é fã de games das duas empresas.
Depois de 20 meses de negociações, a Activision Blizzard Microsoft agora são uma só. Em suma, esse processo de compra pela empresa dona do famoso XBox teve a sua parte final em 10 de outubro de 2023.
Foram quase 2 anos de burocracia para resolver, mas com a aprovação da CMA, no Reino Unido, houve acordo para a sua conclusão. Portanto, a empresa de games Activision Blizzard agora faz parte da Microsoft, isso quer dizer que agora ela é dona de jogos, como:
No início de 2022, em janeiro, a Bigtech do Windows já tinha anunciado a sua intenção na aquisição, no valor de US$ 68,7 bilhões. Todavia, de lá para cá foram muitas questões para resolver, o que gerou uma alta preocupação no setor de games.
A visão da CMA era que isso iria causar uma desvantagem para as empresas. Por isso, o órgão, autoridade de competição e mercado, foi um dos pontos que mais impediram que a compra ocorresse.
Um dos pontos que a Microsoft faz questão de citar como o motivo da compra são as opções de mais jogos para a comunidade. Em suma, a BigTech, dona do Xbox, ainda reforça o slogan de “games para todos” e promete continuar a inovar.
A Activision Blizzard Microsoft são uma só, o que significa que os jogos das empresas irão para o Xbox Game Pass. No entanto, isso não significa que vai ser hoje, amanhã ou em semanas.
O processo deve demorar um pouco ainda, pois há acordos internos que precisam se resolver, por isso, os jogos só estarão em 2024. Todavia, com o fim da compra, os fãs já esperam por boas tendências, além dos maiores títulos da Activision, como o Call of Duty.
A compra se concluiu após a CMA do Reino Unido aprovar, mas, nos EUA, a Microsoft ainda irá passar por uma investigação pela FTC.
Esse órgão, a princípio, é a comissão de comércio, e busca entender melhor a negociação, embora não tenha poder para impedir que ele ocorra. Por fim, é provável que mais para frente, a Bigtech sofra com sanções, mas isso é só especulação, há muito o que ocorrer.
Veja também: Xbox Game Pass: veja como funciona