Zero-party data são as informações que os clientes de uma empresa compartilham de forma proativa, ou seja, sem serem pedidas. Entenda não apenas como acontece, bem como porque é importante para o marketing em tempos de leis, como LGPD.
Há muitas maneiras de coletar dados dos clientes de uma empresa. No entanto, os Marketeiros hoje valorizam mais as informações que eles fornecem por vontade própria.
A nova lei de proteção de dados também tornou mais difícil coletar não apenas cookies, mas outras informações que sempre foram usadas nas pelo marketing das empresas.
De acordo com estudo publicado pela Cheetah Digital, empresa que oferece soluções de marketing nos Estados Unidos desde 1998, o zero-party data é puro ouro. Afinal, o cliente fornece seus dados pessoais por livre vontade, como por exemplo:
São diversos os meios para captar estas informações. Afinal as pesquisas podem ser feitas pelos meios digitais. Alguns deles são:
Estes dados, quando recebem tratamento certo colaboram para estratégias de marketing. Que além de causar mais efeito, podem aumentar as vendas.
Tudo aquilo que os clientes fornecem de forma voluntária são não apenas mais confiáveis, bem como de acordo com seus gostos. Além disso, as marcas podem oferecer brindes em troca dos dados. Ou seja, é um bom negócio para os dois lados.
A próxima etapa do Zero-party data é tão importante quanto a coleta. Porque de nada adianta ter todas as informações em mãos e não aplicar todos estes dados nas estratégias de marketing da empresa.
Elas podem enriquecer a forma como a empresa faz o remarketing, por exemplo, bem como em métodos usados em campanhas para nutrir possíveis clientes. Portanto seguem algumas sugestões para cuidar destas informações da melhor forma possível:
De acordo com as regras da LGPD é necessário obter permissão dos clientes para coletar suas informações. Além disso, as empresas são responsáveis não apenas como tratam, mas também como guardam esses dados.
Por este e outros motivos, o Zero-party data é uma tendência que a cada dia ganha mais espaço nas estratégias de marketing das empresas. Dessa forma, os dados não são apenas autorizados, como também fornecidos por livre vontade dos clientes.