Para uma venda segura pela internet é necessário seguir algumas etapas para evitar possíveis fraudes ou roubo de dados. Por isso, este artigo irá trazer 6 passos para você não ter nenhum tipo de prejuízo para os seus negócios online e torná-los mais lucrativos.
Com a pandemia, a maioria das empresas optou pelos meios digitais para alavancar vendas e estreitar o relacionamento com o cliente. Por isso, se você já possui um e-commerce ou pretende criar essa plataforma, deve ficar atento a algumas medidas de segurança.
Vale lembrar que quanto mais segura a sua loja virtual for, maior credibilidade você terá com o seu cliente. Então, veja em seguida 6 pontos importantes que você deve ficar de olho:
Confira em seguida como funciona cada um desses pontos, bem como as principais medidas que você deve tomar para aplicar no seu negócio.
O domínio da sua plataforma de venda segura pela internet deve contar com camada reforçada de protocolos para evitar possíveis ataques. Então, no momento da criação do site, opte pelos tipos https e SSL/TLS.
A escolha de uma senha de acesso forte e confiável para cadastro que conte com a mescla de números, letras e caracteres especiais também é uma medida importante. Por isso, dispense o uso de dados pessoais para sua criação.
Outra dica é manter sempre o cadastro atualizado e procurar navegar apenas por sites confiáveis. Por fim, ao concluir seus processos, não esqueça de deslogar a sua conta para evitar acessos indesejados.
No caso de notificação de que e-mails em nome da sua empresa estão circulando na Internet, pesquise o link de origem e denuncie o domínio. Isso porque, hoje em dia é muito comum os ladrões digitais usarem marcas conhecidas para o roubo de dados por links.
O mesmo pode acontecer com contatos via aplicativos de mensagens instantâneas ou redes sociais. Portanto, fique preste atenção a qualquer mensagem suspeita.
Mantenha os equipamentos de trabalho seguros com a instalação de programas antivírus, bem como, verifique todas as atualizações do sistema operacional. Afinal, eles são as principais barreiras para possíveis invasões.
Passos simples como ativar a segurança em dois fatores, bem como, usar um e-mail paralelo ao de cadastro para a recuperação de senha tornam os processos de venda segura pela internet ainda mais confiáveis.
Evite o uso de e-mail pessoal para o cadastro na sua plataforma de vendas própria ou coletiva. Portanto, é imprescindível o uso de um e-mail corporativo para que as questões do seu negócio sejam resolvidas através deste canal.
Mantenha o contato ativo com o seu cliente através de aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais, e-mail corporativo e o site da sua empresa. Assim, caso surja qualquer problema você será imediatamente comunicado e reduz possíveis perdas.
Vale ressaltar que de nada adianta a criação dos perfis sem uma gestão adequada. Então, direcione uma parte do seu tempo ou equipe de forma exclusiva para esta demanda.
Pronto, agora que você já sabe quais os principais passos para implementar o processo de venda segura pela internet, aplique no seu negócio e evite possíveis ataques virtuais. Assim, você aumenta os lucros e conquista credibilidade no mercado.