Veja o que é Marketing de Performance e as principais vantagens de aplicá-lo

17 de março de 2022 Escrito por Ana Paula
Veja o que é Marketing de Performance e as principais vantagens de aplicá-lo - Quero Mais Tecnologia

O Marketing de Performance é essencial para manter um negócio com vendas online e aumentar o número de clientes. Portanto, entenda como ele funciona e quais são os meios úteis na hora de aplicá-lo.

Aprenda o que é Marketing de Performance

É uma das estratégias presentes no Marketing Digital que trabalha a fim de gerar mais resultados. Assim, é um método mais direto e com o objetivo bem definido de levar o lead a se tornar um cliente de fato.

Para que serve?

Na verdade, essa estratégia não é nova, pois essa já era a finalidade básica do Marketing muito antes de as redes sociais existirem. A novidade, porém, é que hoje é possível analisar cada etapa de um anúncio e ajustar a campanha para conseguir mais conversões.

Logo, o Marketing de Performance serve para:

  • Observar a interação do lead com a marca;
  • Analisar o que gera mais vendas por meio de testes;
  • Fazer ajustes a fim de melhorar o desempenho de vendas;

Essa estratégia é diferente das que buscam qualificar um lead oferecendo conteúdos informativos, por exemplo. Além disso, também se distingue dos métodos que objetivam tornar a marca mais conhecida.

Como funciona?

Na prática, para aplicar essa estratégia o profissional usa diversos indicadores que estão presentes nas plataformas digitais. Então, é uma área em que a análise e interpretação de dados é essencial.

Vídeo: Entenda o que é marketing de performance

Quais são os indicadores do Marketing de Performance?

Também chamados de ferramentas ou indicadores chaves de desempenho, eles são dados específicos que empresas ou vendedores autônomos podem usar a fim de saber como o seu produto está sendo aceito no mercado, por exemplo.

Os principais indicadores mensuram, portanto, o valor investido em anúncios pelos números relevantes em uma campanha. Assim, cada categoria usa como base o custo que pode ser de acordo com:

  • Lead: CPL;
  • Clique CPC;
  • Milhar: CPM;
  • Receita e retorno sobre investimento: ROI.

Com eles, é possível saber quantas vezes um anúncio foi exibido e quantas pessoas assistiram a ele, por exemplo. A partir desses dados, o profissional vai analisar quais características de design ou de texto dialogam mais com o cliente e quais não funcionam.

Métricas mais usadas no Marketing de Performance

As plataformas digitais oferecem a maioria dos dados que um vendedor precisa para criar um produto ou conteúdo direcionado ao cliente adequado. Assim, a maioria das ferramentas que um especialista em Marketing de Performance usa estão presentes nelas.

Os dados principais são:

  • Impressões;
  • Cliques;
  • Tempo de exibição;
  • Leads;
  • Curtidas;
  • Publicações salvas;
  • Comentários.

Logo, quando um anúncio tem um alto número de exibições, mas uma porcentagem baixa de cliques talvez seja o momento de revisar a campanha. Afinal, talvez ela não esteja aparecendo para quem tem interesse ou o anúncio em si não chama atenção.

Foto: O Marketing de Performance é uma estratégia direta para gerar conversão

Ferramentas úteis para o Marketing de Performance

Nas principais redes online existem funções gratuitas em que o profissional dessa área pode consultar dados gerais e de interação na conta que gerencia. Então, para as redes sociais mais usadas no país, há o Facebook Business e o Google Analytics.

Ambas podem oferecer informações sobre:

  • Gênero e faixa etária dos leads;
  • Tempo de visualização de um vídeo;
  • Alcance do anúncio;
  • Número de cliques.

Plataformas pagas

Também é possível adquirir um plano em plataformas que oferecem o serviço específico de monitorar os resultados. Assim, essa opção é interessante para empresas que já estão consolidadas no mercado.

Vídeo: Conheça as principais métricas do Google ADS

Vantagens de aplicar o Marketing de Performance

Com a meta de gerar mais conversões de vendas, o Marketing de Performance é uma estratégia vantajosa para aplicar em campanhas online. Afinal, diferente do que se fazia antes da internet existir, não é preciso esperar até o fim dela para analisar os resultados.

Resultados mais rápido

A partir da análise das métricas, é mais fácil entender quem é o cliente e o que ele espera da marca. Além disso, é possível saber qual é a rede social, a faixa etária e o estilo de vida que ele tem. Tudo isso facilita a criação da oferta ideal e gera resultados quase imediatos.

Chance de testar

Existem funções que permitem testar a venda do mesmo produto usando anúncios diferentes. Assim, cada parcela de leads recebe um e de acordo com os resultados se escolhe o que mais gera conversão.

Ajustes em tempo real

Desde o primeiro dia em que se inicia a campanha, é possível ver os números de conversão aumentando ou estagnados. Então, corrigir erros e ver isso mudar é muito mais rápido.

Como aplicar o Marketing de Performance?

Para quem deseja fazer essa função por conta própria, é essencial estudar a persona, em primeiro lugar. Mas depois disso, é preciso seguir alguns passos a fim de enviar um anúncio com mais chances de conversão, por exemplo:

  • Definir o objetivo da campanha;
  • Entender as métricas e quais delas devem ser observadas na campanha;
  • Definir as redes que serão usadas e o valor do investimento.

Após tudo isso, a estratégia de Marketing de Performance vai estar presente do início ao fim da campanha e os resultados dela serão ótimas bases para a seguinte.Portanto, estude a alternativa ideal para o seu negócio e tenha mais lucro em vendas.