O investimento em Marketing Digital é cada vez mais valorizado por pequenas e grandes empresas. Afinal, este atrai ótimos resultados com o público e aproxima pessoas e marcas. Por isso, entenda melhor porque o uso da estratégia cresceu nos últimos anos.
Em 2021, a Socialbakers trouxe dados que mostram um investimento em redes sociais de quase 60% nos cliques em anúncios online. Além disso, a América Latina passou a do Norte, bem como a Europa no uso de propagandas nas redes sociais, um aumento de 68%.
Os números crescerão ainda mais em 2022, como mostra a pesquisa feita pela CMO Survey. Assim, o investimento em Marketing Digital nas firmas tem previsão de:
Isso mostra que os lucros subiram com as estratégias. Dessa forma, o tráfego pago não foi a única via que ganhou destaque. Afinal, os influenciadores foram cotados por mais de 70% das empresas, o que ajudou a atingir uma melhor interação com o cliente.
Outro ponto vital foi o auxílio que os recursos de divulgação online trouxeram às pequenas empresas e novas lojas virtuais. Assim, estes não só aproximam o cliente da marca, mas, ajudam os gestores a entender melhor os interesses de seu público.
Há alguns motivos que cooperam para que os recursos online ganhem destaque como meios de divulgação. Então, veja três razões que fazem essas estratégias serem cada vez mais usadas:
A presença online cresceu muito por razões como avanço da tecnologia, internet e dispositivos mais acessíveis. Além disso, a pandemia da covid-19 acelerou ainda mais o número de pessoas que interagem no digital.
Um estudo da UFMS mostrou como o valor do acolhimento feito aos clientes nas redes sociais traz reconhecimento para a marca. Afinal, estes se aproximam da firma e podem expressar opiniões. Aliás, essa é uma parte do poder dos influencers.
O público pode se conectar com eles e estes trazem para a empresa novos compradores. Também, são capazes de gerar tráfego orgânico, o que dá melhores resultados de engajamento do que o pago.
Outro ponto é a forma como o online permite analisar as tendências do público alvo das firmas. Assim, as empresas podem acompanhar as rápidas mudanças num mercado tão atual e dinâmico.
Antes de tudo, é essencial escolher as melhores redes sociais para seu negócio. Isso porque, o investimento em Marketing Digital abrange muitas formas, meios e métodos. De fato, há dois jeitos de atrair os clientes que podem ser explorados de várias formas:
Saiba que este primeiro funciona por meio de anúncios em sites. Assim, a rede social cobra um valor para compartilhar o conteúdo. Por fim, a segunda opção é quando os próprios usuários o encaminham.
O aumento da presença digital gerou várias mudanças sociais. Bem como, fez surgir novas profissões, assim, influenciadores digitais e quem trabalha com mídias são um exemplo disso.
As empresas podem investir em anúncios pagos, ou então, contratar os influencers para atingir tráfego orgânico. Enquanto isso, um social media vai usar diversas estratégias para gerir uma rede social.
Tanto quem fornece o serviço como quem usa tem lucros. Afinal, as firmas atraem novos clientes e faz com que os antigos voltem por meio dessas estratégias. Assim, gera mais compras e avanço para a empresa.
As pessoas acham novas opções todos os dias na internet. Assim, as firmas também aprendem a ganhar espaço no digital cada vez mais. Enfim, os números vão crescer e mostrar que as estratégias no mundo virtual são um sucesso.
Não se esqueça que usar tecnologia nas propagandas também é uma boa forma de investir para chamar a atenção e atrair o público que deseja.
Para quem está iniciando em um novo empreendimento, o ideal é investir entre 8% até 20% do seu faturamento bruto anual.
Saiba que dá para ganhar dinheiro com Marketing Digital. No entanto, acima de tudo, é necessário se dedicar bastante e persistir para conquistar o seu espaço no mercado.
O varejo virtual é um dos destaques, com um faturamento no primeiro trimestre de 2021 superior a R$ 35,2 bilhões, de acordo com a Revista Exame.