O que é e para que serve a assinatura digital? Descubra aqui

23 de março de 2022 Escrito por Diego Dias
O que é e para que serve a assinatura digital? Descubra aqui - Quero Mais Tecnologia

A assinatura digital permite assinar um arquivo em PDF por exemplo, e é válido por lei. Saiba mais sobre esta tecnologia que pode ser usada não só em contratos, bem como procurações e outros documentos.

O que é?

Ela é tão válida quanto a assinatura de próprio punho. No entanto, serve para validar documentos digitais. Em suma, usa criptografia para garantir não apenas que o documento é verdadeiro, bem como que é seguro.

O avanço da tecnologia criou esta demanda para assinar documentos à distância. Por conta de muitos arquivos criados apenas no meio digital. Além disso, facilitou para pessoas que precisavam assinar algo em outra cidade, por exemplo.

Toda assinatura digital possui seu próprio certificado. Esta medida serve para evitar que o usuário passe por fraudes ao assinar algo. Além disso traz segurança para o processo.

Como funciona?

Por muitos anos, apenas era possível assinar de modo digital por meio ou de softwares, ou de canetas especiais. Agora, a pessoa pode assinar  não só com  ajuda de programas, como também de sites. Inclusive há muitas opções grátis.

São muitas as ferramentas online que têm o serviço, que não só permite poupar dinheiro, como também tempo. Afinal, com elas, é possível colher assinaturas de pessoas em locais diferentes, por exemplo, assim como reduzir os gastos com papel.

Para usar este serviço é preciso usar um assinador, inclusive, há diversos na internet. Além disso, são fáceis de usar, já que os passos se parecem entre os sites:

  1. Subir o documento para o site;
  2. Criar uma assinatura própria;
  3. Editar texto e data, se preciso;
  4. Clicar em finalizar e assinar.

Elas valem na justiça?

Para a assinatura digital ser válida, ela precisa de um Certificado Público Digital. Ele funciona como uma identidade virtual. Dessa forma, estes documentos  têm o mesmo valor daqueles assinados em cartórios.

De acordo com a MP 2.200- de agosto de 2001, estas assinaturas são válidas para a justiça brasileira. Portanto, possuem proteção por lei. 

Foto: A assinatura digital é um meio simples, rápido e seguro de assinar documentos.

Como fazer a sua?

Estas assinaturas podem ser feitas em sites específicos, além disso, em programas comuns, não apenas o Word, como também o Acrobat. Confira como fazer a assinatura digital, em primeiro lugar, em PDF:

  • Cheque a versão e abra o programa;
  • Selecione a função ferramentas;
  • Em seguida certificados, e então clique em abrir;
  • Na caixa de diálogo, escolha onde posicionar a assinatura;
  • Em seguida, clique em “Assinar com uma ID digital”.

Para quem estiver assinando pela primeira vez, basta configurar uma nova identidade digital e, então, salvar o arquivo para usar não apenas desta, como em outras vezes.

Como fazer uma versão no Word?

É possível criar uma assinatura no Word, além disso, ele é tão simples quanto o Adobe. Em primeiro lugar, precisa abrir o documento e, assim, criar a assinatura digital:

  • Abrir o documento;
  • Preencher os dados;
  • Inserir a assinatura;
  • Colocar o nome;
  • Confirmar;
  • Salvar.
Vídeo: saiba como fazer a sua assinatura gratuita

Por que optar pela assinatura digital?

Sem dúvidas, por ser um meio não apenas de reduzir distâncias e gastos, como também trazer mais comodidade. Além disso,  torna a vida do cidadão mais fácil, tanto na hora de assinar contratos, bem como declarações e procurações.

É possível realizar o serviço de forma gratuita. Ainda, os sites permitem enviar o documento para que outras pessoas também assinem, de forma simples e rápida.

Uma ótima alternativa, pode ter certeza. Afinal, além de poupar tempo e dinheiro, também ajuda o meio ambiente. Isso não apenas pela redução de lixo, como também ao evitar que pessoas saiam de casa apenas para tal.