O projeto de lei que fala sobre a inteligência artificial no Brasil está em votação até o fim do mês. Ele fala sobre o desenvolvimento e o uso dessa ferramenta. Além disso, também diz tudo sobre os direitos de quem ela vai afetar e o risco que pode ter para as pessoas.
Esse projeto de lei é uma forma de ver o uso certo e com segurança desse instrumento. O texto fala principalmente sobre quem vai ver como estão as ações dela e conferir também todo o funcionamento. Por exemplo, IA nos setores da saúde, justiça e educação.
O uso dela traz vantagens como deixar o trabalho automático e com isso, ser rápido. Dessa forma, deixa a produção em indústria mais efetiva, dando serviços melhores. Ou seja, aumenta satisfação e deixa os produtos com mais acesso. Além, tem-se, por exemplo:
O projeto de lei visa regular a inteligência artificial para que ela inove e traga novas tecnologias. Por isso, esse documento tem o papel de não deixar que escondam nada e sobre o uso correto em usar essa ferramenta. Contudo, além desses itens, o projeto vai ver:
A IA muitas vezes é quem melhora os sistemas de segurança e protege os seus dados. Porém, para isso, é preciso deixar tudo certo sobre o que ela pode e o que deve proteger. Quando usar, ela deve ser de confiança e assegurar o que colocar de informação pessoal.
A população é importante no projeto de lei, porque a IA afeta suas vidas e interesses. Ela pode mudar muito a forma de trabalho, deixando tudo mais automático. Além disso, pode aumentar a diferença social, já que nem todos têm acesso. Por isso, é certo que as pessoas estejam no processo.
O projeto de lei regulamenta a utilização da inteligência artificial no Brasil e está sendo votada mais rápido, pois as eleições estão próximas. Com isso, a pressão para aprovar a proposta está cada vez maior.
O Brasil é o país que mais usa IA. Ela está presente em sites de buscas, criação de conteúdo e serviço de atendimento ao cliente em grandes empresas. A exemplo, aliás, tem-se o Google, Netflix, Canva e bancos. Isso mostra como é importante esse documento de lei.
Veja também: Conheça a inteligência artificial e as suas principais funções para a sociedade