A SORA, nova ferramenta de inteligência artificial da OpenAI, está dando o que falar. Afinal, seu lançamento para o grande público ainda não ocorreu, mas algumas “palhinhas” divulgadas pela empresa do ChatGPT aumentaram ainda mais a ansiedade.
O lançamento da SORA ocorre ainda em 2024. Aliás, o anúncio de que a OpenAI teria desenvolvido um recurso que cria vídeos foi feito em fevereiro deste ano.
Com inteligência artificial generativa, ela deve criar vídeos de até 60 segundos a partir de simples comandos de texto. Assim, essa ferramenta tem como público alvo criadores de conteúdo, artistas e cineastas de curta-metragem.
Após o anúncio do lançamento do bot, não havia uma previsão clara de quando ela estaria disponível para o público. No entanto, em uma entrevista recente ao site do The Wall Street Journal, a CTO da OpenAI, Mira Murati, deu mais detalhes.
Ela explicou que a intenção é liberar o SORA OpenAI ainda em 2024, pois ela deve estar pronta em alguns meses. Além disso, ela ressaltou que as pessoas poderão editar os vídeos criados pela IA e que, em breve, áudio será incorporado aos recursos dela.
Para usar o SORA, será preciso poucas etapas, conforme o que as pessoas que já usaram disseram. Desse modo, para a ferramenta funcionar, é preciso:
Como usar o SORA, de fato, só saberemos quando houver a liberação para o grande público. Porém, quem já usou descreve como bem fácil.
A OpenAI liberou o bot de criação de vídeos para um seleto grupo de pessoas. Aliás, somente artistas vão testar. Veja os nomes:
Esses são escultores, músicos e criadores de artes visuais que testaram o bot. Assim, você pode ver os resultados dos testes na página Sora First Impressions, da OpenAI.
O SORA não deve ser totalmente gratuito. Segundo Mira Murati, a ferramenta custa mais caro que o Chat GPT, pois leva recursos mais sofisticados. Porém, vale lembrar que o Chat GPT possui várias versões para o usuário escolher:
Assim, é possível supor que também deverá haver alguma opção gratuita para uso geral, ainda que com menos recursos do que a paga.
Por fim, a CTO da OpenAI também adiantou ser provável que não dará para usar imagens de pessoas públicas nos vídeos, como famosos e políticos.
No entanto, se essas restrições serão respeitadas pelo povo, só saberemos quando depois do lançamento.
Veja também: Chatbots que fazem coisas que o ChatGPT não pode!