O princípio da nanotecnologia é construir estruturas e materiais novos a partir de átomos. Assim com objetos que equivalem a 1 bilhão de nanômetros (nm) para metros 1. Dessa forma, entenda mais sobre como isso funciona e qual seu impacto no mundo moderno.
É a forma de controlar e entender a matéria em nanoescala. Além disso, é responsável por desenvolver materiais em vastas áreas de pesquisa como as ciências. Bem como, possui o fim de criar uma estrutura estável e que através de se comportar de forma diversa, mantém mais firmeza que o comum.
Como essa formação é feita através de átomos, e eles não são visíveis a olho nu, é preciso um aparelho específico. Então, para isso, é usado o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV).
Conhecido como o pai da nanotecnologia, Richard Feynman, em 1959 discutiu ser possível o uso de uma tecnologia que utiliza matéria de baixa escala, não visível pelo olho humano, a nano. No entanto, o termo só foi dito pela primeira vez pelo japonês, Norio Taniguchi, em 1974 e, só em 1981 foi possível observar o primeiro átomo.
A função da estrutura nano é modernizar setores industriais, bem como, a tecnologia. Assim, também desenvolve soluções para diminuir o impacto ao meio ambiente e atua no avanço dos estudos das doenças.
Existem algumas categorias em que é possível observar melhorias no produto que utiliza do estudo de átomos e moléculas, tal qual, cabe citar:
Essas áreas são as mais comuns que observam o uso dessa tecnologia, porém, é possível observar em outras. Afinal, um recurso tão poderoso não se limita a apenas alguns setores do mercado.
Essa ciência emergente é muito importante para o futuro. Apesar de já ser muito eficiente nos dias atuais, ainda é possível melhorias maiores, em todas as áreas.
Alguns cientistas acreditam que o ser humano vive a primeira ou no máximo a segunda geração, tal qual, imaginam atingir quatro em relação ao progresso. Por fim, elementos como os nanomateriais devem ser melhor estudados de modo a serem aplicados de forma ainda mais eficaz.