A nave Starship é, atualmente, o maior foguete do mundo, da mesma forma que o mais potente também, e está em fase experimental. Portanto, saiba como foram os voos de teste da SpaceX, qual é o seu objetivo final e o que isso significa para o futuro.
A Starship trata-se do foguete espacial com sistema de transporte reutilizável, que foi desenvolvido pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, Em suma, a espaçonave é composta por duas partes super importantes, são elas:
Essa nave tem uma altura de 120 metros, sendo o maior foguete aeroespacial do mundo. Ao mesmo tempo, também é o mais potente já feito, uma vez que a empresa SpaceX passou anos desenvolvendo os seus motores.
A empresa já fez uma série de voos testes a fim de aperfeiçoar tanto o seu lançamento quanto a parte de pouso controlado. Do mesmo modo que visa corrigir erros, até ter a certeza de que estará pronta para missões futuras da nova corrida espacial dos bilionários.
O primeiro lançamento teste da Starship foi em 2023, ao passo que ficou marcada pela explosão do seu foguete 5 minutos após deixar a plataforma. Em resumo, o impacto disso foi comparado à erupção de um vulcão, segundo pesquisadores.
Até o momento, a SpaceX já fez 4 voos experimentais da sua nave, visto que o terceiro foi no dia 14/03 de 2024. O grande marco da operação foi que a espaçonave ficou em órbita por cerca de 50 minutos, sendo a primeira vez de tal feito.
Vale lembrar, no entanto, que não há tripulação, ou seja, todos os lançamentos são feitos sem pilotos, afinal, a ideia dos testes é bem clara:
Esse voo teste trouxe mais uma série de dados para o foguete da SpaceX. Em síntese, o lançamento tinha como foco testar a capacidade de reentrada, bem como o pouso controlado da nave, o que foi um sucesso.
O objetivo do foguete Starship SpaceX é fazer o máximo de testes práticos a fim de criar um sistema seguro de lançamento e pouso. Antes de mais nada, o projeto é uma das metas ambiciosas da empresa para levar pessoas a órbita da terra, tal como para a:
A Starship será peça vital do programa Artemis da NASA para o transporte de cargas, que também planeja levar humanos à lua em 2026. De antemão, a SpaceX também planeja usar a sua espaçonave para voos de turismo espacial.
Esse é um dos projetos de Elon Musk relacionados à corrida espacial moderna. Contudo, vale lembrar que o empresário já atua em outra frente muito similar com a rede de satélites Starlink com internet para o mundo.
Vale frisar ainda que Elon Musk tem como ideia marcar o início da nova era espacial ao levar pessoas para lua e Marte. Por isso, os testes da nave estão a todo vapor para tal ambição ser possível, enfim, já nas próximas décadas.
Veja também: A NASA tem um plano para combater ameaça de asteroides?