A opção de transcrever áudio do WhatsApp é um excelente recurso para quem não pode ouvir a mensagem ou está sem tempo. Ou seja, prefere ler o conteúdo e ajuda a manter a privacidade em locais que não dá para reproduzir o áudio.
É possível usar um recurso de chatbot do próprio WhatsApp para transcrever áudio e sem a necessidade de instalar outros aplicativos. Isso é bem simples, basta seguir alguns passos para ativar o recurso de chatbot, conforme verá a seguir:
Nos termos é descrito que é autorizado o uso das mensagens para treinar a inteligência artificial, ou seja, os dados do usuário podem ser utilizados. Assim, vale a pena avaliar o uso do recurso para determinadas mensagens que seja manter privativas.
O chatbot Vira Texto tem um limite para transcrever áudio em texto online, sendo o tamanho de até 4 minutos. Ou seja, áudios muito longos podem não ser transcritos devido ao tamanho e ser necessário ouvir a mensagem ao invés de ler.
Para a transcrição de mensagens de áudios muito longas tem o chatbot chamado LuzIA que funciona de maneira semelhante ao ViraTexto. Assim, é preciso salvar o número (11) 97255-3036 nos contatos e depois basta encaminhar o áudio para receber ele em textos.
A LuzIA é uma inteligência artificial que pertence ao famoso ChatGPT, assim dentro da assistente virtual há outros recursos além da transcrição. Por exemplo, tirar dúvidas, revisar e traduzir textos, ensinar receitas, indicar filmes, entre outras opções.
A opção de transcrever áudio do próprio WhatsApp é uma função disponível para alguns usuários em que o aplicativo foi atualizado. Assim, ainda não está acessível para todos, mas para saber se o aplicativo já tem essa opção é preciso:
É bem simples, porém há a limitação da disponibilidade nos aparelhos porque é liberado aos poucos. Ainda mais, que o recurso está em fase de testes, tem limitação de reconhecer o idioma e não reconhece palavras em língua diferente.
Outra opção para quem deseja ler mensagens e não quer ouvir áudios é instalar o aplicativo Transcriber, por exemplo, que está disponível para Android e iPhone. Ou seja, é um recurso muito fácil de usar e que ainda é compatível com mensagens tanto em português quanto em inglês.
Para quem deseja ter esse aplicativo é preciso instalar no celular, depois pressionar a mensagem até que apareçam três pontos na parte superior da tela. Em seguida, basta clicar nesses três pontos, escolher compartilhar e selecionar Transcriber, que assim, a transcrição aparece no aplicativo.
Os aplicativos de transcrição em tempo real capturam e convertem o áudio falado em texto de forma instantânea, utilizando algoritmos avançados para interpretar a fala. Isso é ideal para profissionais que precisam de rapidez e precisão, como jornalistas e estudantes.
Os aplicativos geralmente dependem de inteligência artificial (IA) para transformar o áudio em texto com precisão. Então, esses algoritmos ajustam-se ao contexto e aprendem a identificar palavras e sotaques variados.
Transcrever áudio em diferentes idiomas exige uma combinação de tecnologia avançada e IA. Dessa forma, ferramentas multilíngues utilizam processamento de linguagem natural para diferenciar e transcrever em idiomas variados com precisão.
A IA ajuda as ferramentas a reconhecer nuances específicas de cada idioma, diferenciando expressões e interpretações locais. Portanto, esse processo é fundamental para uma transcrição precisa.
A transcrição multilíngue ainda enfrenta dificuldades em compreender regionalismos e expressões locais. Assim, ferramentas mais avançadas estão em desenvolvimento para lidar com essas variações.
Veja também sobre sites de IA.
Confira outras dúvidas sobre esse tema.
A precisão varia conforme a qualidade do áudio e o algoritmo da ferramenta, no entanto, a maioria atinge entre 80% e 95% em condições ideais.
Algumas ferramentas avançadas oferecem reconhecimento de múltiplos falantes, mas a qualidade pode variar.
Usar microfones direcionais e posicionar os falantes mais próximos da fonte de captação ajudam a reduzir o ruído.
Várias ferramentas suportam transcrições multilíngues, no entanto, a precisão pode diminuir em idiomas com maior complexidade fonética.
Ferramentas gratuitas podem ser úteis para tarefas básicas, mas tendem a ter menos precisão e suporte técnico comparadas às versões pagas.