As tendências da automação em 2022

8 de fevereiro de 2022 Escrito por Quero Mais Tecnologia
As tendências da automação em 2022 - Quero Mais Tecnologia

A automação em 2022 vai mudar ainda mais o modo de trabalho de pessoas e empresas, tornando muitas atividades mais ágeis e práticas. Por isso, este é o ano em que essa tecnologia ganhará mais investimento. Portanto, conheça as principais tendências.

Tudo sobre a automação em 2022

De acordo com a Gartner, mais de 80% das empresas no mundo vão começar ou continuar a investir em softwares para realizar as tarefas mais técnicas de cada setor. Isso é positivo para um negócio tanto pelo custo, quanto pela rapidez nos processos.

O cenário de inovação cresceu muito após 2020, por conta das atividades remotas. Mas, não tende a diminuir, pois 2022 já leva o adjetivo de ano da automação. Isso se deve a quatro previsões de investimento nesse meio.

Veja as tendências de automação em 2022

As expectativas estão sobre quatro tipos que as empresas pelo mundo pretendem investir. Então, pode-se destacar as que afetarão de forma direta o ambiente organizacional de cada uma delas:

  • Mais atribuições para um CIO;
  • Automação semântica;
  • O novo cargo de CSO;
  • Gestão de trabalho humano-digital.

Principais mudanças e sua importância nas empresas

Em primeiro lugar, um Chief Information Officer será um dos líderes essenciais para a automação em 2022 no ambiente da empresa. Assim, ele é quem vai tomar as decisões relevantes sobre os projetos dessa tecnologia. 

A mudança para um padrão semântico também facilita o dia a dia nas tarefas técnicas, pois a máquina pode aprender como algo funciona com apenas um comando. Portanto, um passo a passo não será preciso, o que agiliza muito as demandas diárias.

O cuidado com o meio ambiente também é uma tendência para 2022. Com a automação, por exemplo, o consumo de água, energia e papel diminui muito. Isso contribui para que CIOs e CSOs criem projetos em comum.

Por último, o setor de RH terá que se preocupar com a relação entre humanos e máquinas ainda mais. Então, a adaptação ao novo espaço, a extinção e criação de cargos, bem como as capacitações deverão pensar nesse novo contexto.

Impactos nas carreiras

A maior mudança prevista é a exclusão de funções para atividades apenas técnicas e que não tem bom retorno financeiro. Assim, é a chance para crescer em outras áreas. Dessa forma, fique atento ao novo mercado.