A web art tem suas raízes em vários outros gêneros, como na arte conceitual, na videoarte, na atuação, no cinema e na televisão. Além disso, ela pode ser criada em todos os tipos de mídia, como sites, projetos de software, jogos, streaming de vídeo ou áudio.
A web art é um tipo de arte que usa a internet como meio de criação e divulgação. Assim, a arte é muita vezes de natureza interativa e participativa, e ela pode usar vários meios diferentes.
Esse método foge do sistema tradicional de galerias e museus, além de oferecer, até mesmo aos pequenos artistas, uma forma de compartilhar seus trabalhos com um público grande. Então, esses artistas são normalmente chamados de web artistas.
Além disso, a arte de internet conta com muitas outras vantagens que a aproximam ainda mais das pessoas, o que a torna uma forma mais democrática de produzir e acessar obras. São elas:
A web art surgiu na década de 1990, quando os artistas descobriram que a internet era uma ferramenta muito útil. Dessa maneira para promover sua arte, sem restrições políticas, sociais ou culturais. Por isso, ela recebeu a fama de manifestação subversiva.
Uma das razões pela qual a web art se espalha tão rapidamente é que você pode criar arte com os equipamentos que tem a sua disposição. Desse modo, artistas e programadores podem fazer a diferença até por meio da filosofia do “faça você mesmo”.
Os artistas online não precisam de laboratórios de ponta, nem de empresas de altas tecnologias digitais para adquirir as habilidades necessárias. Tudo o que eles precisam é de um bom provedor de internet e um eletrônico que consiga entregar qualidade na produção.
Por isso, a arte de internet é o formato que mais cresce no mundo nos dias de hoje. Além de você não precisar de aparelhos caros e de última geração, você ainda consegue alcançar muitas pessoas com o seu trabalho.