A tecnologia para falar com mortos tem causado desde que a novidade surgiu. Mas, as empresas têm investido em chatbot com inteligência artificial para tornar algo assim possível, então saiba neste artigo do que se trata essa ferramenta.
Essa tecnologia para falar com mortos é um método de chatbot que funciona a partir da coleta de dados de uma pessoa específica, por exemplo:
A ferramenta lembra muito a que aparece na série “Black Mirror”, mas essa não é algo que realmente permite falar com pessoas falecidas. Visto que, isso é praticamente impossível, no entanto, essa tecnologia funciona como uma lembrança para os usuários e matar a saudade de quem já partiu.
Ano passado, em 2021, a Microsoft patenteou uma dessas tecnologias, mas, o diretor geral da empresa, Tim O’brien, falou que não vai tornar um produto. Ou seja, essa ferramenta de conversa com mortos não entrará para o mercado.
Outra empresa que também tem atuado nessa área é a HereAfter Al, que tem sede na Califórnia, EUA, e que traz para o mercado. Graças a inteligência artificial, as pessoas têm a chance de ter um vislumbre de como seria falar com seus entes queridos.
Esse tipo de inteligência artificial não foi bem aceito por grande parte da população que achou a ideia bizarra e desrespeitosa com os mortos. Ao passo que, ela não fala de forma literal com os falecidos, funciona como um bot que tem como base dados coletados sobre a pessoa. Mesmo assim, esse avanço causou muito alvoroço entre os que aprovam e aqueles que discordam.
Depende, pois a tecnologia para falar com mortos traz muita discussão por causa dos valores morais e éticos que muitas pessoas veem como desrespeito essas tendências digitais.
Ao mesmo tempo em que há aqueles que aprovam a ideia, porque sentem muitas saudades daqueles que partiram, mesmo sabendo que é apenas um bot. Por isso, as empresas que atuam na área buscam desenvolver ainda mais esses métodos para tornar a experiência das pessoas muito mais real.
O termo tecnologia para falar com mortos é bem sugestivo, mas não é literal. Ao passo que, se trata de uma inteligência artificial. Dessa forma, os softwares usados coletam todo os tipos de dados sobre a pessoa e buscam tornar a experiência o mais real possível. Contudo, se trata de um programa, não há conexão com espiritualidade ou algo do tipo.