O robô cirurgião é um avanço da medicina moderna que ajuda médicos e cirurgiões a realizarem procedimentos com precisão. Portanto, isso traz diversas vantagens como um tempo de recuperação mais rápido, maior assertividade e menos lesões nos tecidos.
O robô cirurgião da Vinci é um sistema avançado de cirurgia invasiva feito para auxiliar os cirurgiões durante procedimentos difíceis. Além disso, ele foi feito pela Intuitive Surgical, é um exemplo de tecnologia e inovação avançadas na área robótica.
O robô da Vinci foi feito pela empresa americana Intuitive Surgical e foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos em 2000 para uso em cirurgias gerais.
Ademais, o nome da plataforma surgiu com inspiração no famoso artista italiano Leonardo da Vinci, que é muito conhecido por seu trabalho na área científica.
O robô biológico da Vinci é um projeto da empresa americana Intuitive Surgical, fundada em 1995 por Frederick Moll e John Freund, com sede em Sunnyvale, Califórnia.
Assim, o objetivo da empresa era criar um sistema robótico para ajudar os cirurgiões a realizarem cirurgias de formas mais precisas e menos invasivas.
O robô cirurgião da Vinci já está tendo um impacto na medicina ao fazer cirurgias mais precisas, uma prova da evolução da tecnologia na saúde, que torna os procedimentos menos invasivos e o tempo de recuperação é mais rápido para os pacientes.
Como as incisões são menores e menos invasivas do que as cirurgias no antigo cenário, os pacientes, em geral, sentem menos dor e se recuperam mais rápido.
Em muitos casos, o tempo em que a pessoa fica internada é menor com o uso do robô da Vinci. Portanto, os pacientes podem retornar às suas atividades normais mais rápido.
O robô da Vinci, com os avanços tecnológicos, ajuda a diminuir a perda de sangue durante a cirurgia e os riscos de transfusões, além de outras complicações.
O robô cirurgião da Vinci possui várias vantagens em relação à outras técnicas, como um menor tempo para o paciente se recuperar, bem como:
Além disso, os médicos poderão ter um campo de visão maior, o que evita que os outros tecidos da pele possam sofrer traumas durante o processo.Veja também: Tecnologia na Saúde: Como ela é usada na área médica