A realidade virtual não só é uma aliada da diversão, mas também da memória. Por isso, o seguinte artigo, tem como objetivo explicar os benefícios dessa tecnologia, já que, trata-se de uma experiência de lazer e estímulo para o cérebro.
É importante entender como isso funciona, porque ainda é uma novidade. Além disso, trata-se de algo que está em constante inovação. Portanto, esse tópico é voltado para essa nova experiência.
Com a chegada dela, já se imaginava que seria uma forma de revolucionar os negócios. Então, os investimentos dentro do meio começaram a crescer cada vez mais. O que não contavam era que isso ajudaria até a memória.
A realidade virtual é um ambiente no qual o usuário pode se inserir como se realmente estivesse nele. Para isso, usa-se a tecnologia para induzir efeitos visuais e sonoros, que permite total imersão. Assim, pode-se interagir com as coisas ao redor de quem a utiliza.
O passar dos anos e as evoluções ocorridas permitiram que esse mecanismo ganhasse diferenciais. Por exemplo, hoje conta com displays como os óculos especiais chamados headsets. Com isso, permitem a conexão com o mundo virtual.
É comum a dúvida sobre como um simples óculos pode proporcionar algo tão incrível. Mas, a realidade é que tudo ocorre graças às imagens com ilusão de profundidade. Ou seja, projeta-se duas imagens, sendo uma para cada olho, assim, permitindo um realismo maior.
No início, nesse ajudante da memória, eram utilizadas fotos para o trabalho, mas hoje pode-se optar por filmes. Além disso, objetos em dimensão 3D são gerados no computador como outra boa opção.
Segundo estudos feitos, a exposição à ferramenta traz mudanças no comportamento do cérebro. Assim, tornou-se uma forte aliada para o ensino e a capacidade de manter as lembranças.
O estudo foi feito com ratos, mostrando que há uma resposta diferente do corpo em ambientes virtuais e naturais. Com isso, cria uma imagem do mundo ao redor do usuário, estimulando a mente.
A memória, transformada de curto para longo prazo pelo hipocampo, teve uma melhora enorme nos ratos. Também, graças à relação com com essa região, as experiências com a tecnologia ficam fixas. Ou seja, criam uma memória mais presente no cérebro.
Conforme divulgou-se o resultado da pesquisa, o papel da realidade virtual nos negócios aumentou. Já que, o foco também passou a ser os meios para alcançar o novo objetivo. Sendo ele, criar uma experiência ao cliente que ajude a fixação mais longa na mente.
Esse diferencial também ocorre quanto ao aprendizado, pois o cérebro se mostra mais preparado. Por isso, há a luta para que a ferramenta ajude nesse momento. Auxiliando assim os métodos educacionais.
Por fim, com a tecnologia pode-se:
O contato com a realidade virtual ajuda na memória dos usuários. Então, pode ser vista como algo além da diversão. Visto que, com ela, a mente humana se torna mais ativa e preparada para lidar com os problemas.