Os data centers da AWS serão abastecidos com energia renovável até 2025, ao passo que duas de três já estão ativos na América Latina. Enfim, conheça mais sobre esse projeto da empresa e quais são as suas projeções para o futuro dos dados em nuvem.
Os data centers AWS do Brasil são abastecidos com energia eólica no Rio Grande do Sul desde o final de 2023. Em suma, a ideia é usar tecnologia sustentável de forma 100% até 2025. Afinal, há grande preocupação com o futuro com o abastecimento dos servidores.
A empresa Amazon Web Services inaugurou, em dezembro do ano passado, uma fazenda que gera energia eólica, a fim de ter uma fonte sustentável. Uma vez que já há a discussão sobre o crescimento da demanda de fornecimento.
Isso significa que as maiores companhias do mundo têm essa preocupação em mente. Por isso, buscam novas formas de abastecer os seus servidores, como é o caso da AWS com o seu projeto de fazenda verde, com:
A empresa criou, no interior do Rio Grande do Sul, um local que gera energia eólica com a ideia de fornecer energia sustentável. Desse modo, irá alimentar os dados em nuvem (Cloud Storage), ao passo que isso faz parte de algo maior, o The Climate Pladge.
The Climate Pladge é um projeto sustentável que visa atingir o número de carbono zero em emissão até o ano de 2040. Em suma, a iniciativa é uma colaboração das maiores empresas do mundo do ramo de tecnologia cuja ideia é acelerar o trabalho conjunto.
A AWS faz parte disso e já tem como a sua segunda ação a fazenda eólica no Rio Grande do Norte para gerar energia sustentável. Enfim, é uma das tendências para o futuro, pois abastecer os servidores de dados em nuvem é uma das grandes prioridades.
A AWS afirma que os seus data centers no Brasil irão devolver mais água potável do que a quantidade que consomem, isso até 2030. Em síntese, a ideia faz parte do projeto da empresa cujo nome é “Água positiva”, ao passo que a meta é:
O primeiro objetivo já está em progresso, o qual é ter 100% de energia sustentável ao investir em ciência e tecnologia. A princípio, a AWS se destaca por ser uma das maiores consumidoras de energia renovável do mundo, o que explica o seu investimento.
Os data centers da AWS vão contar com uma potência de 49,5 GW. Em suma, isso significa que tal poderio é capaz de fornecer energia para um município de até 170 mil casas.
A empresa visa atingir a meta de todas as suas operações para 100% até 2025 com energia renovável, sendo o Brasil o seu maior exemplo.
Veja também: Como é produzido hidrogênio verde a partir da vinhaça?