O que é NPS e para que serve?

6 de julho de 2024 Escrito por Jéssica V. Correa
O que é NPS e para que serve? - Quero Mais Tecnologia

É muito comum usar o NPS durante o dia-a-dia, pode ser em uma compra, em um serviço ou até no trabalho. Esse uso é para avaliar o desempenho e sua satisfação com o que adquiriu, porém, é muito mais que isso.

O que é o NPS?

Antes de saber o que é NPS, é preciso entender o que significa, e a sigla é Net Promoter Score, um meio de satisfação do cliente e uma forma de avaliar a fidelidade dele com a empresa. Ou seja, se ele indica a outras pessoas.

É por meio de um customer feedback, a qual se escuta o que o consumidor tem a falar sobre tudo o que envolve sua aquisição. Com isso, então, é possível melhorar a qualidade da prestação e aprimorar a experiência do cliente.

Ele é um termômetro, que mede o quão bom está o desenvolvimento, de maneira geral são via estrelas de 0 a 5, ou por emojis. Assim, as marcas tem uma referência sobre o que ela pode melhorar e o que manter.

O que é NPS e para que serve?
O NPS é uma base de pesquisa de satisfação de clientes para melhorar o serviço – Foto do Chaylec no vetores

Como funciona o NPS?

O NPS pode ser por questionário ou por breve avaliação e que de forma curta consegue dar um feedback. O mais comum é perguntar a nota que se dá para quanto você indicaria para um amigo aquilo. E em algumas vezes o motivo da nota.

A partir disso, então, o consumidor o coloca em três divisões de graus, a qual determina o nível de satisfação do cliente, os quais cabe citar eles:

  • promoter, as notas de 9 ou 10 são altas chances de recomendar;
  • passíveis, dão 7 ou 8 pois há pontos para melhorar;
  • detractors, são de 0 a 6, estão descontente e não repassam o conteúdo.

Depois, pode colocar um local para motivar a nota, o que ajuda a ter uma opinião de como e o que melhorar. Esses graus são para realizar o cálculo NPS.

Cálculo NPS

Há um cálculo para medir o NPS, e ele se dá mediante uma fórmula. A partir da pesquisa feita, pega-se o número de promoters e subtrai a quantidade do detractors e assim tem o net promoter score. 

Só que esses números devem estar em porcentagem, ou seja, após fazer a transformação faz-se a subtração. O número obtido pode variar de 100 negativos a positivos. Os quais significam:

  • -100 a 0, a situação está crítica;
  • 1 a 50, tem pontos a melhorar;
  • 51 a 75, tem qualidade, mas observar os pontos;
  • 76 a 100, excelente serviço.

Tem calculadoras que são automáticas e fazem esta pesquisa apenas com os dados da satisfação. Ou outros meios como a research rabbit, como meio de pesquisa. E as empresas escolhem esse meio por ser mais simples e o resultado certo.

Aplicações do NPS

Tem formas de aplicar o NPS de maneira manual, como por e-mail ou por conversa de WhatsApp. Mas esse jeito só funciona em casos de baixo casos de clientes, assim, tem ferramentas que facilitam nestas situações, como:

  • Google forms;
  • Track;
  • Survey Monkey;
  • Quick Tap Survey.

benefícios da tecnologia para descomplicar, e elas são exemplos. Assim, são as plataformas que tem um sistema de pesquisa para facilitar os dados.

Benefícios e limitações

Tem as vantagens e limitações de usar o sistema NPS, por exemplo, ele é intuitivo e fácil de usar, ele é bom para a gestão, possui linguagem simples, e desenvolve os negócios.

Mas tem as desvantagens como não é muito específico, as pesquisas podem ser apenas números se não souber aproveitar e usar. 

O sistema vem para beneficiar, mas tudo depende de como a empresa vai aplicar. Assim, veja também o artigo de o que é multithereading, e entender mais sobre esse universo.

Veja também: Cardápios digitais caíram no gosto dos clientes