A nanotecnologia na medicina é um método que ajuda a detectar, tratar e prevenir doenças. Então, esse processo pode se estender desde os fármacos até os exames de imagens. Assim, é uma ciência que permite atuar, acima de tudo, apenas no problema.
A nanotecnologia na medicina é um método moderno em que a matéria é usada e manipulada em uma pequena escala. Portanto, mais do que uma das tendências hoje, isso ajuda a tratar os pacientes de um jeito eficaz e a diagnosticar possíveis doenças.
Essa tecnologia na saúde é um campo da ciência usado para estudar materiais em escala atômica e molecular. Além disso, a estrutura e o tamanho desse material podem variar de um a 100 nm.
Com a ideia de manipular alguns elementos, Richard Feynman propôs um estudo de como mudar as partículas que compõem toda a matéria, ou seja, o átomo. Assim, em 1959, surgiu a ciência que estuda os materiais em pequenas escalas.
A nanotecnologia na medicina pode ajudar na descoberta, cuidados e na prevenção de doenças. Para o câncer, por exemplo, pode se mostrar eficaz devido a sua atuação apenas nas células do tumor, a partir das nanopartículas magnéticas.
Ela pode auxiliar em diversos processos. Desse modo, com esse método, o bem-estar e os cuidados precisos com os pacientes podem ser afetados de forma direta. Por isso, alguns de seus usos são:
Além do mais, esse método pode tratar doenças no coração e no cérebro, por exemplo, pode ser útil, em especial, no câncer e em condições como a diabetes de todos os tipos.
É vital dizer que a saúde vai além dos cuidados médicos. Assim, ciência e tecnologia nano também trazem soluções para a produção de alimentos, na qualidade da água e na melhor conversão do gás carbônico na atmosfera, por exemplo.
Veja também: Tecnologia na Saúde: Como ela é usada na área médica