Multithreading é um conceito de modelo importante para quem deseja que o software seja executado com rapidez e eficácia. Por isso, tanto em termos de velocidade quanto de capacidade de resposta, é essencial que você entenda sobre ele.
Multithreading é a capacidade de executar vários threads ao mesmo tempo. Ou seja, consegue fazer com que uma unidade independente, que se origina na execução de um processo ou aplicativo, trabalhe.
Este modelo de execução de aplicações possibilita que as threads surjam e se executem de forma independente nos processos. Mas, capaz de compartilhar recursos de forma simultânea.
Veja a seguir quais são as noções básicas para entender melhor o conceito e saber como colocar ele em prática. Dessa forma, veja a seguir quais os principais recursos para que ele funcione.
Um processo é uma aplicação que se executa e cada processo tem seu próprio “pedaço” de memória do sistema operacional. Por isso, essa memória não pode ser compartilhada com outros processos.
As threads compartilham o mesmo “pedaço” de memória, ou seja, é mais fácil para elas conversarem entre si. Então, consomem menos recursos e surgem com muita rapidez.
Com elas, você pode fazer seu software executar várias operações ao mesmo tempo. Portanto, sem elas, codificar uma aplicação seria muito mais complicado e lento, já que seria preciso contar com um sistema operacional e não com multithreading.
A execução paralela quer dizer que o sistema cuida de mais de uma thread em um dado tempo. Mas, a execução simultânea significa que o sistema tratará de uma por vez, e por isso, terá eficiência para mover-se rápido entre duas ou mais threads.
Outra diferença importante para se ter noção é a das threads no nível do kernel e no nível da pessoa usuária. Por isso, quando se fala apenas do conceito, se faz referência às “kernel threads”, termo designado para as gerenciadas e escalonadas no espaço do kernel do sistema.
Existem três modelos principais para o multithreading o “um para um”, “muitos para muitos” e o “muitos para um”. Então, vale a pena conhecer mais sobre como funcionam esses detalhes a seguir.
A técnica serve para muitas aplicações e o principal motivo para isso é melhorar o desempenho do software ou aplicativo. Por isso, ele funciona até mesmo para aplicativos com recursos de validação.
Veja também: Melhores aplicativos de inteligência artificial para conhecer