Impressão 3D é uma tecnologia que transforma ideias digitais em objetos realistas, por meio de softwares especializados e impressoras. Ou seja, pode-se criar uma peça digital em uma física, com várias camadas. Então, saiba como funciona e os tipos.
Em geral, as impressoras são usadas há muito tempo para imprimir documentos, desenhos, fotografias. Agora existe uma nova versão que pode construir objetos com vários materiais, inclusive o cimento. Dessa forma, ela altera a imagem em algo real.
Essa ótima invenção chegou para inovar e mudar. Portanto, ela possui o objetivo de criar objetos com três dimensões: tamanho, largura e altura. Além disso, facilita o trabalho dos seguintes segmentos:
A máquina de impressão 3D é muito eficiente e cada vez mais ganha espaço em diversos setores. Aliás, todos podem adquiri-la, mas seu custo é considerado alto. Então, é mais comum de ser encontrada em ambientes comerciais.
Poder converter um objeto que antes fazia parte de um projeto em algo concreto é algo que surpreende muitos usuários. Para isso é essencial seguir três passos muito essenciais, são eles:
O tempo que leva para preparar-se depende muito da máquina e da qualidade que ela possui. Assim, esse processo pode levar horas e até mesmo dias para ficar pronto.
Elas existem desde 1984, ano em que foram criadas pelo pai da impressão 3D Charles Hull, nos Estados Unidos. Dessa forma, hoje em dia, usa-se com mais ênfase e cria-se efeitos e produtos de diversos setores.
Pode-se usar diversos tipos de fibras, conforme sua função. Assim, ao criar um objeto de decoração o PLA é ideal. Já para os itens de fácil uso e descarte, como brinquedos por exemplo, é melhor utilizar o ABS. Usa-se também:
É essencial observar na hora de adquirir uma, qual material é compatível com a máquina utilizada. Dessa forma, algumas possuem materiais próprios para serem usados somente nelas.
A impressão 3D é essencial também para o setor de saúde, porque, por meio dela, próteses são feitas com baixo custo. Além disso, cria-se tecidos, órgãos e ossos parecidos ao humano, para tratar doenças fortes.
Até a NASA usou sua eficiência e criou em 2014, uma espécie de chave inglesa com planos enviados da Terra e próprios para a gravidade. Há ainda criações de alimentos em forma de brinquedos.
Ter uma máquina de impressão 3D é um passo para empreender. Isso porque, com esse produto é possível criar peças para vender em diversos nichos. Logo, é uma forma de recuperar o investimento feito.
Por ser versátil, esse aparelho tem conquistado grandes setores. Além disso, traz mais praticidade para a criação de produtos, por exemplo, itens de decoração e brinquedos.