Saiba tudo sobre o profissional de front-end e entenda o que ele faz em seu dia a dia de trabalho

25 de junho de 2022 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Saiba tudo sobre o profissional de front-end e entenda o que ele faz em seu dia a dia de trabalho - Quero Mais Tecnologia

Os programadores front-end criam sites para web, a partir de programas como HTML. Dessa forma, são eles que fazem a parte visual do que se vê nas páginas da web. Por isso, são tão importantes para a internet e empresas que possuem um departamento de TI.

Qual a função principal deles?

Todo o design de interação de um site é função do front-end. Então, ele precisa ser capaz de saber o que o usuário busca ao clicar em uma página na internet. Além disso, também deve se preocupar com o conforto que cada detalhe traz ao visitante.

Mais algumas características da profissão são:

  • Trabalham com aplicativos e softwares;
  • Não precisa se formar em design, embora use os conceitos;
  • Conhecimentos da psicologia também fazem parte de sua função.

Nome dado ao cargo

Esses profissionais já foram confundidos com web designers. Sobretudo, porque tem uma atuação muito recente no mercado de trabalho. Hoje em dia, eles se identificam como front-end por se adequar melhor ao que fazem no dia a dia.

Foto: Os front-end trabalham com manipulação de imagens em muitos casos

Por que o programador front-end é importante?

Um site com muitas informações e cores que dificultam a leitura não faz sucesso. Então, a presença do front-end tem como efeito a melhora dessas questões. Portanto, ele aumenta a qualidade do design e organiza as informações, assim:

  • Com melhor usabilidade, há maior destaque;
  • Evita frustrações dos visitantes na hora de procurar dados;
  • Cria uma imagem para o site.

O que aprender para atuar com front-end?

Existem três programas essenciais para quem quer ser front-end. São eles HMTL, CSS e JavaScript, os quais se completam no uso para criar o site. Portanto, é importante começar por eles para ter mais facilidade, a fim de:

  • Familiarizar-se com a lógica da programação;
  • Conhecer mais sobre design gráfico;
  • Estar em contato com as tendências da mídia.

Só vídeos no Youtube é o bastante?

Os canais sobre tecnologia no Youtube podem ser muito bons, mas é preciso ir além da teoria e se destacar na prática. As empresas não pedem diploma, pois costumam aplicar testes. Afinal, estão interessadas no que os candidatos podem fazer, logo, esteja preparado.