Deepfake: Saiba como essa inteligencia artificial pode impactar os dias de hoje

10 de maio de 2023 Escrito por Jéssica V. Correa
Deepfake: Saiba como essa inteligencia artificial pode impactar os dias de hoje - Quero Mais Tecnologia

A Deepfake é uma inteligência artificial que vem sendo utilizada para modificar vídeos, imagens e áudios. Portanto, é possível alterar alguns traços faciais, adaptar uma voz em uma outra música, por exemplo, entre outros recursos que essa tecnologia permite.

O que é deepfake?

A Deepfake é uma técnica de inteligência artificial que permite a criação de vídeos, áudios e imagens falsas que parecem ser reais.

Além disso, essas tecnologias digitais usam algoritmos de aprendizado de máquina, onde treinam o modelo para reconhecer os modelos de voz de uma pessoa e, em seguida, produzir uma imagem ou áudio realista dessa pessoa.

Como surgiu?

A tecnologia e inovação de deepfake surgiu em 2017, quando um usuário do Reddit, com o nome “deepfakes”, criou um software de código aberto que poderia trocar o rosto de uma pessoa em um vídeo por outro rosto usando algoritmos de aprendizado de máquina.

Além disso, essa técnica foi aprimorada ao longo dos anos, com o uso de algoritmos e avanços tecnológicos de aprendizado de máquina, como as redes neurais profundas.

deepfake
A Deepfake é uma inteligência artificial que pode modificar arquivos de mídia. Imagem de cottonbro studio no Pexels.

Como funciona a deepfake?

A deepfake é uma técnica de inteligência artificial que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina, como redes neurais, para criar imagens ou vídeos falsos que parecem ser autênticos. Veja a seguir cada etapa desse método: 

Coleta de dados

É necessário coletar um grande conjunto de dados de imagens, áudios ou vídeos da pessoa que se deseja replicar. Portanto, isso pode incluir imagens de diferentes ângulos e iluminação.

Treinamento do modelo

Com os dados coletados, é possível treinar um modelo de aprendizado de máquina para reconhecer e replicar os traços da pessoa em questão. Assim, esse modelo pode ser uma rede neural profunda, que usa algoritmos difíceis para aprender a imitar uma pessoa.

Criação

Com o modelo treinado, é possível criar uma deepfake, que envolve a aplicação dos traços da pessoa original em uma imagem, áudio ou vídeo falso. Assim, usando um software de edição de imagem ou vídeo que permite a troca de rostos.

deepfake
A Deepfake pode ser  uma ferramenta prejudicial pois contribui com a propagação de falsas informações. Imagem de Pavel Danilyuk

Quais são os impactos do deepfake?

Os impactos do deepfake hoje em dia são diversos, já que é usada para diversos golpes. Além disso, essa tecnologia pode ser usada para criar conteúdo falso que é difícil de detectar e pode ser usado para difundir a falta de informação, enganar as pessoas. Por isso, alguns dos efeitos do deepfake são:

  • espalhar informações falsas;
  • ameaça a segurança;
  • prejudicar a imagem de pessoas e empresas;
  • dificuldade para saber da veracidade da informação;
  • preocupação com a privacidade.

Portanto, por essas razões, é importante estar ciente dos riscos envolvidos com a tecnologia de deepfake e tomar medidas para evitar a manipulação de conteúdo falso.

Veja também: Deepfake: conheça a tendência e os perigos dessa tecnologia