Fazer um PIX agendado pode ser uma boa forma de otimizar o tempo e organizar as finanças. Porém, é muito comum haver dúvidas sobre como ele funciona e se o PIX agendado pode ser cancelado. Então, veja o que você precisa saber antes de agendar.
O PIX agendado funciona com uma data pré-estabelecida para que a transferência seja efetuada. Ou seja, o modelo de pagamento, de modo geral, se dá por meio de pagamentos instantâneos, mas neste caso a pessoa pode definir o dia em que isso vai acontecer.
Em outras palavras, é um modo de organizar e programar, por exemplo, o pagamento de contas para não precisar ficar guardando na memória o dia do vencimento e fazer uma melhor gestão de vendas, entre outras vantagens tais como:
Assim, para fazer o pagamento com agendamento prévio, basta entrar no aplicativo do banco, fornecer a chave PIX e o valor do depósito e em seguida agendar a data em que a transferência deve ocorrer.
O PIX agendado cai na conta do recebedor na data programada pelo pagador para que ele aconteça. No entanto, não há uma programação em relação à hora que ele vai ocorrer. A maioria dos bancos transfere nas primeiras horas do dia, mas não é uma regra.
Desse modo, quem vai agendar um pagamento pode escolher um prazo para pagar de até 90 dias após a data em que ele está agendando. E na data o banco vai passar o dinheiro para a chave que vai receber.
Embora o processo possa ser muito útil, algumas pessoas temem ter a necessidade de cancelar a operação e não ter como cancelar PIX agendado. Ou não conseguir um atendimento de feedback com o banco.
Sim, é possível cancelar o PIX agendado, contudo, isso deve ser feito antes das 23:59 da data programada para o pagamento. Como a transferência pode acontecera partir da meia-noite, antes deste prazo o cliente deve:
Cada banco possui o próprio caminho para cancelar o PIX programado no dia anterior. Eles costumam ser fáceis e intuitivos. E, além disso, o mais importante é saber que tem como cancelar um PIX agendado desde que um dia antes do dia de pagar.
Se você programou um pagamento e agora quer saber como cancelar PIX agendado no Bradesco, basta seguir os seguintes passos:
Após isso, o sistema vai pedir a sua senha para confirmar a exclusão do agendamento. Logo que eles confirmam a senha, a programação passa a não valer mais.
Não, tanto fazendo o PIX de forma instantânea quanto por agendamentos não há como fazer estorno depois do pagamento. A não ser claro, se a pessoa entrar em contato com quem recebeu e ela tiver a boa-fé de devolver. Ou usar o MED para recorrer.
Pelos meios legais, não há cancelamento depois que sai o comprovante de pagamento. Por isso, é preciso prestar bastante atenção ao usar, e conferir os dados de quem vai receber.
Bem como, ter uma certa antecedência nas situações em que ele precisar ser excluído. Isso, para evitar que a transferência aconteça e não tenha como reaver o dinheiro.
Veja também: DBA: saiba a importância da administração do banco de dados