A ciência e tecnologia andam juntas desde o início da raça humana. Isso porque, a primeira investiga e explica os fenômenos naturais e sociais, enquanto a outra se dedica a aplicar esse saber para criar meios para melhorar a vida das pessoas.
A ciência e tecnologia se unem, uma vez que a primeira é a base para a evolução da outra de várias formas diferentes e criativas. Então, sem o saber científico, não seria possível criar novos tipos de engenharia, como as tecnologias digitais.
Os exemplos que crescem no mercado, dessa relação, você verá na lista em seguida:
Uma mostra é a criação de novos materiais. A nanotecnologia, por exemplo, é um campo da ciência que estuda materiais em escala nanométrica, ou seja, milhões de vezes menor que um milímetro.
Com o saber desta área, foi possível criar novos itens com aspectos únicos, como maior resistência, menor peso, bem como, mais duráveis.
Outro exemplo é a inteligência artificial. Isso porque, a ciência da computação e a matemática são as bases para a criação de algoritmos e sistemas que deixam às máquinas aprenderem e tomarem decisões.
Ela é aplicada em diversos setores, como saúde, finanças, indústria e transporte, por exemplo, o que traz mais eficiência e segurança para as empresas.
A biotecnologia também é um ramo que une ciência e tecnologia. A partir do saber da biologia molecular, é viável manipular organismos vivos para produzir remédios, alimentos e combustíveis de modo mais eficaz e sustentável.
Como, por exemplo, a produção de insulina a partir de bactérias alteradas em sua genética, que ajuda a tratar pacientes com diabetes em todo o mundo. Isso é o que pode-se chamar de tecnologias do futuro.
A ciência e tecnologia são áreas que se fundem e que mudam a sociedade ao longo dos anos, a partir do saber científico prático. Dessa forma, é capaz de criar novos meios que melhoram a vida das pessoas e trazem avanços em diversas áreas.
Saúde, energia, meio ambiente e transporte são exemplos destes setores. Assim, é vital que elas sigam o caminho juntas, para ajudar a sociedade a encarar os desafios do futuro e achar soluções inovadoras para eles.
Quer saber mais sobre o tema? Então, veja o artigo sobre “Tecnologias vestíveis” no blog Quero Mais Tecnologia que está recheado de novidades.