O bluetooth surgiu em 1994, criado pela empresa Ericsson de telecomunicações e o nome vem de um rei da Dinamarca. Logo se tornou popular, pois é uma tecnologia que permite conectar sem usar fio, como celulares, mas pode ficar obsoleto em breve.
O bluetooth funciona em frequência de ondas de rádio curtas, isso permite a conexão com outros aparelhos que têm as mesmas ondas. Porém, o alcance dessas ondas é curto, então para que um aparelho se conecte com outro devem estar próximos.
Quando surgiu, só era possível conectar um aparelho, mas com os avanços hoje é possível conectar até 8, como celular, fones, computadores. Além disso, essa tecnologia faz parte da internet das coisas, pois liga os aparelhos virtualmente.
Na parte de comunicação entre um aparelho e outro há o emissor, que envia as ondas, e o receptor, que recebe essas ondas. Ou seja, é simples, mas levou certo tempo para sua criação e quem tem um aparelho com essa função pode aproveitar essa facilidade.
Há alguns tipos de classes de alcance, ou seja, o limite de conexão dessa tecnologia que são:
O bluetooth faz parte de muitos aparelhos atuais e facilita a conexão sem fio sem gastar muito energia da bateria. Ou seja, são muitas vantagens que favorecem sua permanência no mundo tecnológico e há avanço das versões que melhoram a conexão.
São poucas desvantagens que essa conexão pode ter, como limite de alcance, interferências e risco de segurança. Pois pode ocorrer o roubo de alguma informação do aparelho, assim o mais seguro é não se conectar com aparelhos desconhecidos.
Hoje em dia tem muitas conexões sem fio disponíveis para usar, isso ajuda a se livrar de vários fios. Ou seja, tudo fica ligado, sem ter fios que atrapalham e é possível enviar e receber as informações tranquilamente.
A modulação de campo elétrico, por exemplo, é uma tecnologia de transmissão em desenvolvimento e que promete ainda aumentar a eficiência energética dos aparelhos móveis.
Veja também sobre a tecnologia NFC.