A black hat é uma facetas dentro das técnicas de SEO. Mas, os principais buscadores proíbem essa estratégia. Isso porque, elas usam meios furtivos para obter rankeamento, sendo uma solução pouco sustentável.
São métodos de SEO usados para driblar as diretrizes dos buscadores. Dessa forma, os sites burlam as regras e sobem no rankeamento. Assim, essa tática condenada serve para:
Pode até parecer uma boa opção para chegar ao topo, mas não é. Isso porque, essa técnica ignora a experiência do usuário. Por isso, seus resultados têm um prazo bem curto.
As técnicas de black hat vão desde a antiga Keyword Stuffing, até a mais conhecida Link Farm. Mas, existem três táticas que são mais famosas entre os adeptos dessa prática, veja:
Os conteúdos de um site são replicados por outro. Dessa forma, a relevância da página copiada impulsiona o posicionamento do copiador. Assim, se sobe mais rápido no ranking.
Nessa tática, o foco é derrubar a posição dos concorrentes, através de comentários negativos. Então, a opinião de desagrado dos usuários reduz o rankeamento do adversário.
Outros sites são pagos para usar um link do contratante. Dessa forma, seu site ganha mais relevância e gera mais tráfego. Mas, apesar da difícil detecção, os mecanismos estão mais preparados para localizar.
Os algoritmos do Google são atualizados de forma contínua para impedir essa prática. Por isso, foram criadas penalidades para quem pratica essas técnicas, e as punições podem ser:
Verificado o uso de táticas para burlar regras de posicionamento, o Google pune de acordo com a gravidade da prática. Então, apostar nessa estratégia pode custar muito mais do que rende.
Para não cair nessas técnicas é preciso entender as técnicas SEO. Por isso, veja como melhorar sua posição no ranking, evitando as black hat, com algumas dicas bem simples.
Com essas dicas seu crescimento vai ser orgânico e você só tem a ganhar. Então, não use os atalhos. Já que, o real segredo para chegar no topo não é a velocidade, mas a constância.