O que é e como fazer assinatura eletrônica?

2 de junho de 2024 Escrito por Ana Paula
O que é e como fazer assinatura eletrônica? - Quero Mais Tecnologia

A assinatura eletrônica é uma tecnologia que te permite autenticar documentos digitais, o que assegura a integridade e a autoria do conteúdo dos mesmos. Por isso, entenda alguns detalhes sobre esta e veja como fazer a sua, para tornar ainda mais fácil as autenticações.

O que é a assinatura eletrônica?

Assinatura eletrônica é um recurso da tecnologia e inovação que permite a um usuário da web validar um documento digital de forma legal.

Dessa forma, ele permite que uma pessoa em questão assine algo e assegura que este papel seja válido, mesmo que não este não seja físico, por exemplo.

O que é e como fazer assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica é um recurso que permite validar documentos de forma legal, mesmo que estes não sejam físicos. Imagem de yanalya em Freepik

Para que serve a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica serve para validar e autenticar documentos digitais, o que garante que eles são legítimos e que não foram alterados após a assinatura. Nesse sentido, veja a seguir algumas das principais aplicações.

Contratos comerciais

Empresas podem usar um tipo de assinatura eletrônica grátis ou paga para fechar acordos de maneira rápida e eficiente. Ainda assim, muitos órgãos do Governo aceitam documentos assinados dessa forma, o que facilita o envio de declarações e pedidos.

Transações de imóveis

Transações que envolvem a compra e venda de imóveis podem ser feitas com maior agilidade se usar as assinaturas de meios digitais. Por isso, pode ser útil até mesmo em situações do seu dia a dia.

Autorizações médicas

De modo geral, pacientes podem assinar consentimentos e autorizações de forma rápida, sem a precisão de comparecer de forma física ao consultório, clínica e/ou hospital.

Então, isso pode ser útil também para momentos em que o paciente esteja com condições um pouco mais severas, onde não pode se locomover, seja por risco de infecção ou contaminação, ou até mesmo piora de um quadro, por exemplo.

Processos internos de um órgão

Autorizações internas, como aprovações de orçamento, podem ser feitas de forma digital, o que ajuda a acelerar processos internos. Com isso, é possível desfrutar de vantagens como:

  • redução de custos de operação;
  • aumento da segurança;
  • fácil acesso aos dados.

Do mesmo modo, os dados digitais ainda contribuem para a preservação do meio ambiente, pois reduzem o consumo de papel e os resíduos ligados a esses documentos, como tintas. Enfim, reduz ainda o tempo para validar algo de forma legal.

Como fazer uma assinatura eletrônica?

Fazer uma assinatura eletrônica é um processo, de certa forma, simples, que pode ser resumido em algumas etapas básicas. Assim, o primeiro passo é escolher uma solução, como:

  • DocuSign;
  • Adobe Sign;
  • SignNow.

Da mesma forma, é possível ainda criar com o site gov.br, na aba assinatura eletrônica. Por sua vez, a assinatura eletrônica gratuita é um serviço ofertado ao cidadão, que pode usar uma solução do próprio Governo Federal para validação de dados.

Crie uma conta e carregue o documento

A maioria das plataformas requer que você crie uma conta. Desse modo, em geral, o processo envolve fornecer dados básicos, como seu nome e endereço de e-mail.

Em seguida, após a criação da conta, você precisará carregar o documento que deseja assinar. Dessa forma, isso pode ser feito por meio do upload do arquivo de forma direta na plataforma da sua escolha.

Insira a assinatura

A etapa de assinar o documento varia de acordo com a solução que você usa para tal. Isso porque, em alguns casos, você pode:

  • digitar seu nome;
  • usar um certificado digital; ou
  • desenhar uma assinatura com o mouse (ou dedo).

Por fim, uma vez que todas as partes tenham assinado, o documento estará completo e você pode salvá-lo e armazená-lo de forma segura.

Veja também: O que é e para que serve a assinatura digital? Descubra aqui