A assinatura eletrônica, diferente da assinatura digital, é uma categoria de mecanismos que identificam uma pessoa por meio de métodos eletrônicos, como por exemplo, no escaneamento de assinatura, o que faz ela ser empregada no fechamento de contratos.
A assinatura eletrônica se refere a um tipo de registro, que atesta a autoria de um documento digital, ou por meio de identificação por impressão digital, ou pela escrita do nome completo, por exemplo.
A assinatura digital faz parte da categoria das assinaturas eletrônicas. Assim, ela usa operações matemáticas com base em algoritmos de criptografia, bem como, garante uma proteção na autenticidade das documentações.
Assinaturas Eletrônicas Simples: Podem ser compostas por símbolos ou sons, adotados por uma pessoa para assinar registros. Embora utilizem métodos comuns de verificação de identidade, como o e-mail, sua validade depende do consentimento mútuo entre as partes.
As Assinaturas Eletrônicas Avançadas: Apresenta uma sequência de caracteres, calculados por algoritmos matemáticos e associam as informações de um arquivo a uma pessoa.
Sim, as assinaturas eletrônicas são válidas e reconhecidas legalmente. Porém, em alguns casos elas não têm valor legal por si só e precisam cumprir requisitos específico, como por exemplo:
Contudo, esse é o caso da Assinaturas Eletrônicas Simples, em que as partes devem consentir sobre a assinatura do documento.
As assinaturas eletrônicas são uma parte do movimento de tecnologia e inovação, que integra processos e serviços em sistemas eletrônicos.
O impacto das assinaturas eletrônicas nas empresas é significativo, especialmente porque permite desburocratizar uma série de validações essenciais, o que torna os processos muito mais ágeis.
Além disso, a utilização de assinaturas eletrônicas traz benefícios ambientais, como a redução do uso de papéis e a diminuição da necessidade de deslocamento de pessoas.
Fazer uma assinatura eletrônica por meio de um celular é simples, basta usar o aplicativo Adobe Reader. A saber, essa ferramenta permite que o usuário formalize documentos, ao desenhar a sua assinatura na tela do smartphone.
Veja também: Como funciona a tecnologia NFC? Veja seus benefícios