A cada ano que se passa, o carro elétrico conquista mais espaço no mercado por sua principal vantagem de ser menos poluente que os veículos a combustão. Mas ainda assim, as pessoas não sabem como funciona o tipo de tecnologia por trás desses modelos.
O carro elétrico é mais eficiente do que o veículo a combustão, pois eles não têm perdas de energia por calor ou fumaça. Além disso, eles emitem menos gases poluentes, o que ajuda a reduzir a poluição do ar, uma alternativa de tecnologia sustentável.
Outro benefício é que o carro eletrificado é mais silencioso do que o carro a combustão, o que o torna uma escolha atraente para aqueles que procuram tranquilidade.
Eles são mais eficientes, pois não têm perdas de energia por calor ou fumaça. Além disso, emitem menos gases poluentes, o que pode ajudar a reduzir a poluição do ar.
São muito silenciosos, como já foi comentado. Dessa forma, estas vantagens tornam esses carros uma excelente solução para a mobilidade e uma das tendências do futuro.
Embora estes carros ofereçam muitas vantagens, eles também têm algumas desvantagens. O custo é muito mais alto do que os carros a combustão, o que pode ser um problema para muitas pessoas.
Menos independente significa que eles precisam recarregar com frequência. Mas também, o número de pontos de recarga e infraestrutura são poucos, o que pode se tornar um problema para aqueles que querem usar para longas viagens.
O carro elétrico usa uma fonte de energia diferente dos tradicionais. O seu motor é alimentado por uma corrente elétrica que, por sua vez, é armazenada em uma bateria recarregável.
Não há a necessidade de queima de combustíveis para a operação do motor, como acontece nos veículos a combustão interna.
O comércio de carro elétrico continua crescendo com o passar dos anos, por exemplo, as vendas de 2021 foram o dobro de 2022, o que bateu um recorde de 6,6 milhões de veículos vendidos no mundo. Então o futuro é promissor.
No país, as vendas ainda são baixas se comparadas com a Europa e Estados Unidos, porém, os números vêm crescendo. Pois a venda de carros eletrificados cresce 41% no Brasil e frota ultrapassa os 126 mil em 2022.
Veja também: confira como funcionam os carros solares