Fique atento para não cair em golpes da internet

27 de janeiro de 2024 Escrito por Quero Mais Tecnologia
Fique atento para não cair em golpes da internet - Quero Mais Tecnologia

Os golpes da internet causam prejuízos milionários. Além disso, afetam tanto pessoas físicas, que perdem muitas vezes o salário do mês em ataques virtuais, quanto grandes empresas que têm seu nome usado em fraudes. Portanto, se informe sobre o assunto.  

O que são os golpes da internet?

Os golpes da internet são ações de má-fé onde um fraudador busca obter vantagens sobre a vítima. De forma geral, essas ações têm o intuito de tirar da pessoa um valor financeiro. Além disso, é equiparado ao crime de estelionato

Fique atento para não cair em golpes da internet
Para não cair em golpes é preciso ficar atento. Foto: Freepik

Embora seja crime, cada dia que passa são mais comuns os golpes praticados em ambientes virtuais. Desse modo, negócios e consumidores devem estar atentos para evitar cair em fraudes. Além disso, as corporações devem ter uma ótima DBA.  

As fraudes na internet estão cada dia mais diversificadas e podem envolver:

  • desde o uso indevido de dados de cartão de crédito;
  • números de celular para pedir pix se passando por outras pessoas;
  • ou até mesmo a instalação de vírus. 
Fique atento para não cair em golpes da internet
Hoje em dia, são vários os tipos de golpes virtuais. Imagem do Freepik

Quais são os golpes da internet mais comuns?

Os golpes da internet mais comuns são as fraudes de cartão e de e-commerce. Porém, atualmente há um número tão grande de ataques de naturezas diferentes que o ideal é estar atento ao ocupar os espaços virtuais. 

Em especial, ter atenção em aplicativos de:

  1. redes sociais;
  2. e-mail; 
  3. serviços bancários;
  4. lojas;
  5. jogos;
  6. pesquisas; 
  7. mensagens. 

Todos esses apps merecem uma atenção especial na hora de usá-los. Pois é preciso, como nos casos das redes sociais, perceber quando algo foge o padrão da plataforma e é suspeito. Nesse caso, é bom checar se há registro de fraude similar. 

Sempre que for baixar aplicativos, faça isso de lojas oficiais tais como, Google Play e App Store. Além disso, sempre desconfie de apps que pagam para fazer algo, como curtir fotos. Ainda mais, os SMS de banco também devem ter atenção, pois podem ser fraudulentos. 

Fique atento para não cair em golpes da internet
Proteja-se o máximo possível na internet. Imagem do Freepik

Cuidado com o phishing

O phishing é um golpe bastante comum que começa via e-mail, SMS, Instagram, Facebook ou WhatsApp. De modo geral, são links de redirecionamento para páginas que solicitam o preenchimento de cadastro para ganhar ou concorrer a algo. 

Quando a ficha é preenchida, os criminosos passam a criar uma base de dados da vítima que posteriormente se vende na deepweb. Então, com isso eles passam a aplicar golpes tanto de engenharia social quanto outros mais robustos.

Veja também: BRASDEX: entenda o que é e como se proteger dessa grave ameaça virtual