A internet por fibra ótica é uma das tecnologias mais avançadas hoje para conexão à internet. Com cabos que transmitem dados em forma de luz, oferece velocidade e estabilidade superiores aos métodos mais tradicionais.
A internet por fibra ótica utiliza cabos para transmitir dados na forma de pulsos de luz. Estes são feitos de vidro ou plástico e têm a capacidade de transportar grandes quantidades de dados a velocidades bem altas.
Ao contrário dos cabos de cobre tradicionais, que usam sinais elétricos, a fibra ótica utiliza luz, o que reduz a perda de sinal e aumenta a velocidade de transmissão.
A fibra ótica foi desenvolvida na década de 1970, mas só se tornou utilizada nas telecomunicações e internet nas últimas décadas.
A princípio, era utilizada para transmissões telefônicas de longa distância, mas com o avanço da tecnologia flexível e fixa e a crescente demanda por internet rápida, sua aplicação se expandiu para redes domésticas e empresariais.
A transmissão de dados na fibra ótica se baseia na reflexão interna total. Ou seja, os pulsos de luz, gerados por lasers ou LEDs, são enviados pelo núcleo do cabo.
As paredes do núcleo refletem a luz repetidamente, o que permite que ela percorra longas distâncias sem uma grande perda de sinal.
Um cabo de fibra ótica conta com várias camadas:
Os sinais de dados, em geral, elétricos, se convertem em pulsos de luz por dispositivos chamados transceptores.
Eles são enviados através do cabo de fibra ótica e, ao chegarem ao destino, se convertem de volta em sinais elétricos, o que permite a comunicação de dados entre aparelhos.
A fibra ótica oferece velocidades de transmissão de dados muito superiores às conexões de cobre. Ela pode suportar taxas de transferência que variam de centenas de Mbps a vários Gbps, o que a torna ideal para atividades que exigem alta largura de banda, como:
A fibra ótica oferece velocidades de transmissão de dados muito superiores às conexões de cobre. Ela pode suportar taxas de transferência que variam de centenas de Mbps a vários Gbps, o que a torna ideal para atividades que exigem alta largura de banda, como:
A transmissão de dados por luz na fibra ótica é menos suscetível a quedas de sinal. Isso, então, garante uma conexão mais estável e confiável, sem importar a distância entre os pontos de transmissão.
Diferente dos cabos de cobre, os de fibra ótica não se afetam por interferências eletromagnéticas de outros dispositivos. Isso, portanto, resulta em uma conexão mais limpa e livre de ruídos.
A instalação de cabos de fibra ótica é mais cara em comparação aos cabos de cobre, devido aos materiais e tecnologia envolvidos. Além disso, a manutenção requer técnicos especializados, o que pode aumentar os custos de operação.
Os de fibra ótica são mais frágeis do que os de cobre e podem quebrar ou danificar-se com mais facilidade. Isso exige um cuidado extra durante a instalação, bem como, na manutenção para evitar danos.
Leve em conta fatores como velocidade, preço, confiabilidade do provedor e leia avaliações de outros usuários. Isso ajudará a escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades:
Use roteadores compatíveis com fibra ótica, a fim de garantir que você está aproveitando ao máximo a velocidade oferecida. Além disso, posicione o roteador do jeito certo para cobrir a maior área possível sem interferências.
Atualize os dispositivos de modo regular para que eles sejam compatíveis com as velocidades de fibra ótica.
Ela é menos afetada por condições climáticas em comparação com outras tecnologias, pois os cabos são enterrados ou protegidos em conduítes, reduzindo a exposição a intempéries.
Muitos provedores de serviços oferecem pacotes que incluem, por exemplo, internet, TV e telefone por meio de uma conexão de fibra ótica. Isso é conhecido como serviço triple play.
A disponibilidade da fibra ótica varia de acordo com a infraestrutura da região. Áreas urbanas, de fato, têm maior cobertura, enquanto áreas rurais podem ter acesso limitado.
Ela é mais segura do que outras formas de transmissão de dados, pois é difícil de interceptar e menos vulnerável a ataques de hackers.