Rastrear celular pelo Google Maps grátis pode ser muito útil para pais que querem saber onde seus filhos estão, por exemplo. Ou ainda, quem convive com idosos e quer garantir o bem-estar deles. Portanto, confira como fazer isso passo a passo nesse texto.
Para rastrear celular pelo Google Maps grátis, é preciso que o celular em questão esteja logado em sua conta Google e com a função de compartilhamento de localização ativada. Além disso, é preciso ativar esse recurso com esses passos:
A Linha do Tempo é um dos recursos do rastreador online grátis do Google. Dessa forma, você pode usá-la para saber por onde o celular passou. Para isso, faça o seguinte:
Vale lembrar que é preciso que a linha do tempo esteja ativa para que o histórico fique registrado. Caso não esteja, basta clicar em “Ativar”, após selecionar a opção “Sua linha do tempo” e aparecer o aviso “O histórico de localização está desativado”.
Para rastrear celular pelo Google Maps grátis de outra pessoa, é preciso que o celular dela esteja logada em sua conta do Gmail. Além disso, ela também tem que dar permissão para o Google saber a localização do aparelho.
Aliás, essa permissão está em Configurações < Permissões < Localização < Permitir o tempo todo. Lembrando que não tem como rastrear celular pelo Google Maps sem o dono do aparelho saber, até porque, isso é crime e você deve denunciar stalking.
Para rastrear celular pelo Google Maps grátis pelo número, o dono do aparelho precisa ter outro app do Google, o “Encontre meu dispositivo”. Também é preciso que ela dê permissão para que o Google acesse sua última localização.
Esse app é muito útil para controle parental ou para quem tem parentes idosos. De fato, também é interessante no caso de perda ou roubo do celular. Isso porque, tem como rastrear celular pelo número e até mesmo bloqueá-lo.
Se o celular que você perdeu ou roubaram estiver ligado, além disso, com internet e a localização ativada, você pode acessar o “Encontre meu dispositivo” do Google e seguir esses passos:
Você consegue fazer o celular tocar mesmo se ele estiver no silencioso, o que é ótimo no caso de perda. Ademais, pode bloquear celular pelo Google para que quem o roubou não possa usar, se for o caso. Aliás, é possível até deixar uma mensagem na tela de bloqueio.
Seja para monitorar seu próprio celular, bem como, de pessoas da família, esses recursos do Google são muito úteis e é importante saber usá-los da forma certa.
Para garantir a segurança e a privacidade ao rastrear dispositivos, use os recursos certos e siga estas dicas.
Antes de usar qualquer ferramenta de rastreamento, verifique sua segurança e confiabilidade. Use apenas serviços reconhecidos como o Encontre Meu Dispositivo do Google.
Para evitar problemas de privacidade:
Além do rastreamento, o Google Maps oferece outras funcionalidades úteis, como integração com o Encontre Meu Dispositivo.
O modo offline do Google Maps permite baixar mapas e usá-los sem conexão à internet, o que é útil em áreas com cobertura limitada.
Integre o Google Maps com o Encontre Meu Dispositivo para melhorar a precisão e a eficiência do rastreamento.
Se encontrar problemas ao rastrear celulares, como de conexão, aqui estão algumas soluções comuns.
Para resolver problemas de conexão:
Para corrigir erros de localização:
Embora o “Encontre meu Dispositivo” seja específico para Android, você pode usar o Google Maps para rastrear um iPhone se a localização em tempo real for compartilhada com sua conta do Google. Para rastreamento completo, use o “Find My iPhone” do iOS.
O rastreamento não funcionará se o celular estiver desligado, sem bateria ou desconectado da internet. A última localização conhecida pode estar disponível até que o dispositivo seja desconectado.
Rastrear o celular de outra pessoa sem o consentimento dela é ilegal e uma violação de privacidade.
O Google Maps e o “Encontre meu Dispositivo” requerem que o usuário compartilhe ativamente a localização ou esteja logado na conta Google associada ao dispositivo.
O uso das funcionalidades de rastreamento de localização e “Encontre meu Dispositivo” pelo Google Maps é gratuito, desde que você tenha uma conta Google e acesso à internet.
Veja também: Conheça aqui 10 curiosidades sobre o Google que talvez você ainda não sabe.