Com a Starlink e o seu serviço de telefonia, as pessoas podem ter internet direto no celular com a conexão via satélite. Leia mais detalhes neste para saber do que se trata, bem como entender como irá funcionar essa nova tecnologia de comunicação.
Uma nova ideia da Starlink será o serviço de telefonia via satélite cujo nome é Direct To Cell. Em síntese, a ideia dessa subsidiária da SpaceX, outra empresa do bilionário, é se tornar em uma operadora de celular de rede global ao oferecer:
A ideia é cobrir os pontos cegos, onde a cobertura comum não alcança e suprir a necessidade de comunicação para os usuários. Contudo, outro ponto que vale citar desse novo serviço é que a Starlink tem como meta fornecer internet sem depender de antenas.
Isso quer dizer que o seu celular terá acesso de rede direto nele. O início da ideia surgiu lá em 2022 em uma aliança com outra empresa, a T-mobile, no entanto, pouco se sabe sobre o projeto.
Agora, em 2023, a impressão é de que, a princípio, tudo sairá do papel. Contudo, essa será uma inovação do setor de tecnologia que irá impactar a comunicação mundial.
O serviço de telefonia da Starlink está previsto para 2024, de modo que, basta você apontar o celular para o céu para captar sinal. Sim, é isso mesmo que você pensou, não é preciso adaptar nada ao seu aparelho, ou seja, qualquer modelo com conexão 4G é compatível.
A ideia de Elon Musk é dobrar o seu número de satélites em órbita, visto que, atualmente, são mais de 5 mil. Todavia, o bilionário já pediu autorização para lançar mais 30.000, pois ele planeja ter uma cobertura global de alto alcance.
A Starlink e seu serviço Direct to Cell funcionam com a cobertura via satélite, diferente das redes convencionais de comunicação. Desse modo, quem tiver um celular com conexão 4G ou superior, basta apontar para o céu e captar o sinal.
Você não precisa alterar nada no celular para isso, pois a rede LTE é um recurso de comunicação sem fio que está presente no aparelho.
Para concluir, vale lembrar que os serviços irão iniciar em 2024, mas de uma forma gradual, ao passo que, vai começar por ligação por voz. Depois disso, mensagens de texto, bem como a conexão com a internet.
Veja também: Conheça a história da Tesla