Os aplicativos de inteligência artificial moldam o mundo da tecnologia, pois afetam vários setores, desde a saúde até o varejo. Assim, o texto a seguir traz um guia sobre como esses apps atuam e quais são os melhores para você ter baixados no seu celular.
Os aplicativos de inteligência artificial são softwares que usam tecnologias de IA para fazer tarefas, bem como fornecer serviços que exigem uma sucessão de dados de forma não só inteligente, mas também autônoma.
A IA é uma área da ciência da computação que foca em criar sistemas que podem fazer as tarefas que, na maioria das vezes, requerem uma noção humana, como, por exemplo:
Apps de uso diário como Siri, Google Assistant e Amazon Alexa fazem o uso desse método para entender comandos de voz, bem como responder perguntas, criar lembretes ou dar as previsões sobre o clima.
Eles têm uma ampla gama de aplicações em vários setores e mercados, isso porque a IA consegue analisar grandes volumes de dados e aprender com as práticas passadas, o que a torna ideal, de fato, em muitos contextos. Assim, os principais são:
Os melhores aplicativos de inteligência artificial são os que fornecem a solução mais eficaz e inovadora para cada demanda. Desse modo, veja a seguir 4 dos principais títulos e quais são as suas funções e recursos.
Elsa Speak é um app que ensina idiomas e se destaca por seu foco em melhorar a fluência, bem como a pronúncia. Ele foi criado, então, para ajudar as pessoas que querem aprender inglês, espanhol, francês e outras línguas.
O Socratic visa ajudar os alunos e dar uma base sobre vários assuntos e disciplinas. Assim, ele permite fazer cálculos, mas desde então ampliou as suas funções para cobrir outras áreas, como:
Remini é um app que restaura fotos e vídeos, além disso, busca melhorar a qualidade de arquivos de mídia antigos ou com danos.
Ele usa as técnicas de IA para, assim, fazer as restaurações, de modo que ajuda os usuários a preservar e a ampliar as suas memórias visuais.
Para avaliar os aplicativos de inteligência artificial é preciso analisar a sua atuação, ou seja, a sua precisão e a eficácia nas tarefas que ele executa.
Veja também: Aplicativos de produtividade, como usar para ajudar a se organizar no dia a dia