O campo da robótica impressiona cada vez que apresenta uma novidade e a tendência é que isso seja cada vez mais comum. Contudo, veja na leitura deste artigo três aplicações que irão deixar você de queixo caído.
A robótica tem aplicações em diversas áreas, como dirigir um carro sem motorista, cuidar de uma casa e muitos outros empregos que impressionam. Contudo, o motivo disso é o constante avanço da tecnologia e sua automação, que busca:
Entre vários aspectos que esse campo pretende alcançar com o passar dos anos. Por isso, este artigo traz três aplicações que impressionam pela maneira que atuam e o que são capazes de fazer, veja nos tópicos a seguir.
Há algum tempo atrás, dirigir um carro sem motorista era algo impensável, agora já é uma realidade, graças aos avanços de tecnologia. O Google criou um sistema capaz de pilotar um veículo com muita eficiência, ao passo que ele pode estacionar e desviar de buracos.
A ideia da empresa é tornar o processo de viagem, como uma simples ida ao trabalho, bem menos estressante e mais prazeroso. Ou seja, as pessoas podem ler as notícias do dia no seu celular ou fazer qualquer outra atividade sem se preocupar com o trânsito.
Os robôs de serviços, como eles são conhecidos, são capazes de realizar tarefas simples de casa, como limpar as janelas e o chão. Contudo, eles contam com tecnologia assistiva, para ajudar nas atividades básicas de rotina doméstica, a tendência é que isso seja comum.
Os robôs de telepresença são outra inovação que surpreende muito, pois com eles, você pode ir a qualquer lugar sem sair de casa. Ao passo que a comunicação é feita por um iPad, com apps de personalização e que gerem o comportamento dele, mas, não contam com IA.
O campo da robótica tende a tornar os processos mais seguros, visto que eles têm menos riscos de apresentar falhas. Além disso, há muitos outros benefícios da aplicação desses mecanismos que chama atenção, como:
Isso dá uma ideia da dimensão e do patamar que os robôs irão alcançar daqui a alguns anos e como os trabalhos serão mais automáticos. Por fim, o intuito da tecnologia é fazer com que as tarefas sejam eficientes, práticas e rápidas, mesmo com as polêmicas do tema.
Veja também: robôs