A tecnologia AMOLED é uma das mais usadas na criação de painéis de celulares e TVs. Isso porque ela apresenta respostas mais rápidas, imagens com bom contraste e nitidez, mesmo em ambientes claros. Entenda como ela funciona a seguir.
A tecnologia AMOLED é uma técnica usada na criação de telas de vários dispositivos. Celulares, TVs, tablets e outros aparelhos já possuem um painel com esse tipo de tecnologia.
O AMOLED deriva do OLED, mas possui diferentes camadas. Em síntese, esse tipo de tela possui quatro camadas com: substratos, circuitos TFT, orgânica e cátodo.
Esse tipo de tela é fabricado por diversas empresas como Visionox, LG, BOE e principalmente pela Samsung. Aliás, esta última é uma das que mais aproveita e inova nessa tecnologia.
A principal distinção entre elas é que a Super AMOLED é ainda mais fina que uma AMOLED. Aliás, esse feito foi atingido pela Samsung e anunciado pela primeira vez em 2010, no evento Mobile World Congress.
A tecnologia AMOLED funciona com a iluminação de cada ponto, ou pixel, de forma individual por meio de uma ativação elétrica. É por esse motivo que se pode obter uma taxa de atualização mais rápida, bem como pretos mais escuros.
A principal característica do AMOLED, em relação ao IPS LCD, é que ela usa cada píxel de forma individual. Assim, é possível assistir a um vídeo em plataforma de streaming de forma mais fluida e aumentar a qualidade de visualização o que significa também:
Com isso, é possível consumir conteúdos, editar fotos e vídeos, bem como jogar alguns games com cores vivas. É importante saber o que é tecnologia IPS, pois com ela é possível perder um pouco do seu campo de visão na tela, além de ter um celular mais pesado.
O melhor painel de celular, entre OLED e AMOLED, é o AMOLED. Afinal, trata-se de uma evolução que permite respostas mais rápidas ao toque, celulares mais finos e boa qualidade de cores. Portanto, observe esse aspecto ao comprar um novo aparelho como o celular.
Veja também: https://queromaistecnologia.com/2023/02/08/smartphones/