A ameaça causada pelos asteroides acontecem a milhares de anos e com o avanço dos estudos a NASA está cada vez mais preparada para evitar um ataque. E para isso usa vários instrumentos, como as tecnologias avançadas.
Os asteroides são rochas e metálicos que estão à volta do sol, mas que não são considerados astros. Então, esses objetos podem ser restos de alguns planetas destruídos ou materiais que não se transformaram no universo.
Dessa forma, um asteroide não é a mesma coisa de um meteoro, as rochas maiores do espaço são asteroides e as luzes causadas na desintegração de um meteoroide e as rochas mais pequenas são considerados meteoros.
Desde o início do mundo a terra sofre por causa dos asteroides, por exemplo, milhões de anos atrás a extinção dos dinossauros aconteceu desse fenômeno. Entretanto, é muito raro cair um asteroide, em cerca de vários anos para acontecer, diferente dos meteoros.
A maioria dos casos os asteroides não oferecem perigo para a humanidade, se não estiverem próximos da terra. Mas se possuírem uma aproximação e tamanho muito grande, com mais de 150 metros, pode atingir o planeta e causar grandes danos, como a extinção.
O plano da NASA para proteger o planeta de possíveis colisões com asteroides é a parceria com cientistas para estudar a rota do objeto. Identificar o tempo que irá ocorrer o impacto e manter o contato com a FEMA.
Dessa forma, os cientistas analisam a velocidade, a direção,o tamanho e a possibilidade de desvio do asteroide, para evitar que se dirija a terra e que alguma nave se direcione à rocha. E assim a NASA localiza e muda o percurso do asteroide.
Um dos serviços da NASA é analisar o universo para detectar as possibilidades de risco antes de acontecer e assim criou um plano em 5 etapas para combater ameaças de asteroides. Veja abaixo mais funções da:
Desse modo, os estudos usam vários tipos de tecnologias para monitorar o que está além da atmosfera terrestre, para analisar os perigos causados por asteroide e realizar um plano para evitar danos ao planeta terra e se garantir contra ataques caso ocorra.
A NASA já revelou que existem chances de asteroides atingir o planeta Terra no futuro, um exemplo é o asteroide Bennu, que é considerado uma grande ameaça. Estudos mostraram o rastreamento até o ano 2300 e oferecem mais informações para os cientistas.
O asteroide se aproxima da terra no ano de 2135, mas de uma forma que não apresenta muita ameaça porque não ficará perto o suficiente. Ainda mais, esse fenômeno vai fazer os cientistas compreender melhor essa situação e diminuir a ameaça até o ano de 2300.
Saiba mais sobre as novidades do espaço, como a pesquisa que identificou um novo planeta habitável.