Os astronautas têm um dos trabalhos mais admirados do mundo, mas ao mesmo tempo, também é um dos mais desafiadores. Além dos desafios da própria profissão, quando estão no espaço precisam seguir uma grande quantidade de regras para a segurança de todos.
O treinamento dos astronautas é um longo processo com muitas etapas importantes e que exige dedicação e força de vontade. Isso acontece porque eles são responsáveis por fazer missões no espaço, explorar os planetas e manter as estações espaciais.
Para se tornar um profissional do tipo, é preciso ter habilidades especiais em áreas como pilotagem, engenharia, física e biologia. Além disso, ser saudável, ter uma boa saúde mental e ter saber trabalhar em equipe.
Com a chegada da nova corrida espacial dos bilionários nos últimos anos, muitas pessoas se interessaram por entender melhor como é o treino desta profissão. Nesse sentido, algumas das fases mais importantes do preparo incluem:
Eles também devem estar prontos para viver em espaços fechados, como naves espaciais, por longos períodos de tempo. Além disso, eles precisam se preparar para saber como lidar com as condições difíceis encontradas fora da Terra, como a falta de oxigênio.
Veja mais sobre o treinamento no vídeo a seguir https://www.youtube.com/watch?v=wGGzeD0Hzso
A vida no espaço é diferente de qualquer coisa que se possa imaginar. Nesse sentido, a falta de gravidade, a exposição a radiações e a necessidade de serem auto-suficientes em relação à comida e água faz com que eles precisem seguir muitas regras.
O motivo principal para eles terem proibições é para garantir a segurança de toda a equipe e evitar acidentes. Mas, também existem coisas que são apenas impossíveis pelas características do espaço em si.
A NASA planeja a missão Ártemis para os próximos anos e durante ela os profissionais que estiverem fora da Terra não conseguirão fazer algumas atividades. Por exemplo, eles não vão poder comer pão para evitar que os farelos flutuem e causem problemas.
Existem regras para deixar claro o que os astronautas não podem fazer durante uma viagem espacial. Além disso, as condições ambientais também acabam por impor algumas limitações.
Outra preocupação é quanto a performance e a capacidade de tomar decisões importantes. Esse é um dos motivos para a NASA proibir o consumo de bebidas com álcool pelos times que estão em uma viagem.
Quando estão no espaço, esses profissionais não tomam banho de chuveiro do jeito normal. Então, eles fazem a sua limpeza pessoal com toalhas úmidas ou com toalhas descartáveis.
O fato de não ter gravidade torna difícil controlar a água, o que a torna perigosa para os equipamentos e os astronautas. Além disso, a água é um recurso valioso em missões do tipo, portanto é economizada para outros fins.
As canetas normais não funcionam no espaço porque a falta de gravidade impede que a até a ponta da caneta. Em vez disso, eles usam lápis ou canetas especiais com tinta seca ou outros mecanismos que funcionam melhor.
As condições de vida na nave espacial são limitadas e há pouca água disponível para uso. Dessa forma, os astronautas usam as suas roupas pela maior quantidade de tempo possível e depois elas são descartadas.
Eles precisam estar prontos para lidar com um trabalho que oferece muito estresse e que possui muitas regras e proibições. Assim, apesar de ser a profissão do sonho de muitos, não é para todos.
Veja também: https://queromaistecnologia.com/2023/01/17/asteroide/