A SpaceX é uma empresa que entra para a corrida espacial dos bilionários, um ambicioso projeto de Elon Musk. Graças a alguns dos seus investimentos anteriores, o empresário, um dos homens mais ricos do mundo, pôde financiar sua própria fábrica de naves espaciais.
A SpaceX foi fundada em 2002, pelo empreendedor e bilionário Elon Musk, que aos 33 anos acumulou sua primeira fortuna vendendo dois grandes negócios, Zip2 e PayPal. Com o dinheiro em mãos, Musk pôde dar início ao projeto dos seus sonhos.
O seu objetivo com a empresa, é despertar o interesse do público na exploração espacial. Além disso, ele acredita que, futuramente, é possível chamar outros planetas de lar. A princípio, estudar sobre a viabilidade de uma vida em Marte, foi o grande objetivo.
Em setembro de 2001, ele criou o projeto Mars Oasis, uma mini estufa que utilizaria o solo de Marte para testes de cultivo. O propósito da ideia era saber se uma colônia sobreviveria ao local, assim como, provas de atmosfera e combustível.
Para oficializar, o empresário deu início a Life to Mars Foundation, uma organização que reuniu grandes figuras da engenharia aeroespacial, como a NASA. Assim, a visão da empresa era aproveitar foguetes usados para diminuir o custo dos seus produtos.
Apesar de todo o empenho na busca por esses foguetes, o alto preço não permitiu que fosse dessa forma. Portanto, Elon Musk decide construir sua própria fábrica de foguetes espaciais na Califórnia, onde passa a colocar em prática o seu negócio.
Até então, não existia uma empresa privada nesse mercado, por conta do alto custo de produção. Portanto, esse já é um diferencial da companhia, mas não só, eles também possuem três pilares que os fazem ser tão revolucionários. Seus foguetes são:
Caseiro, porque toda a produção é interna, ou seja, todos os componentes necessários para montar um foguete, são produzidos em um só lugar. Sem dúvida, isso diminui bastante o custo para produção de cada modelo.
Modular, porque é possível aproveitar peças de um modelo de outra geração da empresa, sem problemas de compatibilidade. Sendo assim, a economia de recursos é maior. São reutilizáveis, pois é possível aproveitar a estrutura de um foguete em lançamentos futuros.
Com pequenos ajustes em partes desgastadas. Isso é possível por conta da aterrissagem vertical e de peças que funcionam como pequenas asas, direcionando o foguete até o solo.
A empresa passou por muitos percalços, os primeiros foguetes não foram um sucesso. Mas, graças à persistência do idealizador, tudo deu certo. O Falcon 1, primeiro foguete criado em 2006, só foi ser bem sucedido em 2008, depois de várias tentativas.
Apesar disso, 2008 também foi um ano de fracasso econômico para Musk, que teve que decidir entre suas duas empresas, a Tesla e a SpaceX. Porém, graças a um contrato bilionário com a Nasa ele conseguiu manter os dois empreendimentos.
Outros projetos da empresa foram o Falcon 9, com sucesso de primeira, e Dragon, uma nave de carga lançada pelo Falcon. O Grasshopper foi outro modelo, que a princípio servia para testar novas tecnologias, mas alcançou inúmeros feitos e chamou atenção.
A SpaceX tem um projeto junto a NASA de levar novamente o homem à Lua. Além disso, sempre divulgam os esforços para realizar missões tripuladas em Marte. Quais serão os próximos passos desta pioneira espacial? Estamos acompanhando a História no presente.
Aproveite e veja mais artigos sobre Elon Musk e os avanços na tecnologia que prometem impactar a vida das pessoas no futuro próximo.