Missão Artemis: a aposta da NASA

28 de dezembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Missão Artemis: a aposta da NASA - Quero Mais Tecnologia

A missão Artemis é a mais nova aposta da Nasa para os programas espaciais. Essa levará novamente o homem à lua, assim como foi feito na missão Apollo. Logo, é um programa extremamente atual, já que teve seu início no ano de 2022.

O que é a missão Artemis da Nasa?

A missão Artemis é um programa de exploração do espaço que visa levar o homem à lua mais uma vez.  Desse modo,  alguns dos tópicos que estão relacionados a nova aposta da Nasa são:

  • estudo;
  • avanço tecnológico;
  • programa espacial;
  • novos foguetes;

O Brasil é um dos países que está de acordo com a missão Artemis ser realizada de uma forma sustentável. Além disso. Segundo a Nasa, essa missão irá proporcionar que a primeira mulher e primeira pessoa negra pisem na lua.

Porque a missão se chama Artemis?

O programa dessa grande aposta da Nasa se chama missão Artemis por ser considerada irmã da missão Apollo que também levava o homem à lua. A organização se baseia então no mito grego em que Apolo Deus do Sol e Ártemis Deusa da Caça eram irmãos gêmeos.

Qual a importância da missão?

A missão é importante porque resgata acontecimentos históricos de grandes avanços na corrida espacial do mundo. Levar o homem à lua mais uma vez é um grande passo para as descobertas de vida em outros planetas.

Outro ponto importante está na melhoria de viagens longas no espaço. Isso porque essas ajudam nas missões paralelas como a de povoamento de marte. Logo, mais um dos desejos e apostas da Nasa.

foguete sendo disparado
Primeiro lançamento da missão Artemis em 2022. Imagem site: Google

Qual o objetivo da missão Artemis?

A missão Artemis tem o objetivo de estudar mais o sistema solar e o satélite natural que é a lua. Além disso, essa missão também possui outras ideias e colaborações para os estudos contínuos que a Nasa realiza. Esses são: 

  • avançar estudos sobre povoamento de outro planetas;
  • levar o homem a lua;
  • avançar estudos em viagens longas;
  • aumentar o tempo de estadia de astronautas no espaço.

Outro ponto vital para a missão é desenvolver melhor a tecnologia dos foguetes que vão para o espaço, para proporcionar mais segurança aos astronautas. Assim, também visa facilitar os estudos e coletas de dados do espaço para a base terrestre.

Etapas da missão 

A missão Artemis é composta por 3 etapas, sendo que a primeira delas ocorreu em 2022 com os testes de equipamentos dos foguetes e tecnologias sem tripulações. 

A nave testada foi a Orion tendo em vista que essa deveria chegar até a órbita lunar e voltar para a terra em segurança. O foguete era o SLS com capacidade de levar 4 pessoas.

As duas próximas etapas ainda não ocorreram e estão previstas para os anos de 2024 e 2025. Logo, é uma aposta atual da Nasa.

Quando é a próxima etapa da missão?

Como dito antes, as próximas etapas da missão da Nasa ocorrem em 2024 e depois em 2025. Dessa forma, a segunda etapa, será destinada a avançar os estudos, bem como realizar o transporte de tripulantes para sobrevoar a lua.
A etapa de 2025, tem o objetivo de fazer com que o ser humano chegue na superfície da lua mais uma vez. Portanto, também avança em mais estudos sobre o espaço sideral. Então, fique por aqui e conheça mais sobre outros planetas parecidos com a Terra.