O eSIM representa o futuro da tecnologia já que permite o uso de planos de celulares sem a presença de um de um chip físico. Ou seja, é um chip virtual que fica dentro do próprio celular. Por isso, há várias operadoras que suportam esta tecnologia, confira neste artigo.
Conhecido como Sim virtual ou integrado, é um chip que se fixa dentro do próprio aparelho de celular, sem a necessidade de inserir ou removê-lo. Dessa forma, a sua tecnologia funciona por meio do NFC. Além disso, não depende de uma operadora é fácil de portar. Por isso, é uma das tendências digitais da área de telefonia.
Por não ter como removê-lo, há uma maior facilidade em manter a segurança do aparelho. Afinal, em caso de furto ou perda, a conexão da rede não se interrompe e é possível achar o produto pela localização. Portanto, as suas informações privadas autenticam as redes.
O eSIM parece ser um meio não acessível, mas permite uma boa flexibilidade ao trocar de celular a qualquer tempo. Todavia, em vários casos é preciso ir até uma loja física para ativar o chip em seu celular. No entanto, confira quais são as suas vantagens:
Além disso, toda nova conta telefônica registrada no país acontece na operadora que o usuário escolhe. É uma forma também de manter a durabilidade do chip, por não ter risco de quebrar facilmente. Ou seja, o novo modelo é uma técnica feita digitalmente.
No Brasil, esses chips virtuais vieram dentro dos aparelhos mais modernos. Porém, é possível que as operadoras ativem um plano de celular no seu aparelho sem que seja preciso de um SIM físico. Entretanto, é preciso que tenha um suporte pela rede.
Como trata-se de uma inovação do mercado dos celulares, não é comum encontrar o eSIM nos aparelhos celulares. Então, após o ano de 2019, algumas marcas como Apple e Samsung, trazem esse recurso. Porém, é um número bem limitado de aparelhos, como:
Como visto, é possível encontrar esse chip em celulares topo de linha, bem como, relógios inteligentes e notebooks. Dessa forma, os seus fabricantes permitem que essa opção mantenha a entrada do chip físico.
Se o usuário tiver um celular ou tablet que tenha compatibilidade com o chip virtual e desejar fazer uma viagem internacional, é possível ativá-lo para usar a internet. Além disso, cada operadora tem os seus planos e suas coberturas.
O eSIM pode se tornar um grande substituto do SIM Card removível. Porém, para aplicar o serviço no seu celular, é preciso fazer a instalação do chip digital no dispositivo. Assim, o processo da acontece de várias formas: QR Code, dados manuais e no aplicativo.
O chip é um dos equipamentos ideais para que o celular se mantenha conectado com a empresa de telefonia. Portanto, é uma forma de salvar os seus contatos e ativar os mecanismos de segurança por meio das informações necessárias.